A biblioteca escolar na rede eletrônica: movimentos discursivos

Autores

  • Ludmila Ferrarezi
  • Lucília Maria Sousa Romão

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2012v30n59p17-25

Palavras-chave:

Discurso, internet, biblioteca escolar.

Resumo

O objetivo desse trabalho é investigar o discurso eletrônico para analisar como sujeitos constituem sentidos sobre a biblioteca escolar. Para tanto, mobilizamos os conceitos propostos por Michel Pêcheux, para compreender como o processo discursivo é inscrito na língua, e não simplesmente para extrair os sentidos do texto. A partir desse referencial, buscamos inscrever outros gestos de leitura e interpretação, escutar os sentidos já-ditos que sustentam todo dizer e que, através da ideologia, parecem ser evidentes, além daqueles que rompem com a estrutura, instalando o novo, o diferente. Por fim, interessa-nos interpretar um corpus coletado em dois blogs, cujos recortes mostram que a Internet é um espaço aberto à circulação de sentidos plurais em movimento constante, assim como os sujeitos.

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