Letramento literário na formação inicial do professor

Autores

  • Maria Aparecida Lopes Rossi
  • Selma Martines Peres

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2015v33n65p99-113

Palavras-chave:

letramento, literatura, formação do professor

Resumo

Inserir os alunos nas práticas letradas de uso da língua escrita tem sido considerado como uma das funções da escola. Para isso é necessário que o professor tenha uma formação cultural ampla. Entendendo que essa formação deve ser implementada desde o início da graduação, o subprojeto Saberes, práticas educativas e letramento: a formação inicial e o diálogo com a formação continuada, que integrou o Prodocência UFG 2011/2012, desenvolveu ações que buscaram ampliar o letramento dos licenciandos. O projeto foi realizado em encontros com professoras do Curso de Pedagogia e alunos da graduação. As ações foram voltadas para a promoção de atividade envolvendo a literatura, o cinema e a música. No âmbito deste artigo discutir-se-ão atividades realizadas com a leitura de contos e livros.  As ações possibilitaram aos participantes tanto a vivência de práticas de leitura e fruição estética como a socialização das experiências do docente leitor e formador de leitores.

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Publicado

2016-01-05

Edição

Seção

Artigos