A (re)constituição da relação entre sujeito e escrita: análise de uma vivência

Autores

  • Fernanda Moraes D'Olivo
  • Laura Mingotti Muller

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2015v33n65p133-150

Palavras-chave:

leitura e escrita, neurolinguística, computador e aprendizagem

Resumo

Com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da Neurolinguística Discursiva, analisaremos um recorte das atividades realizadas com uma criança de 11 anos que apresentava queixas de problemas de aprendizado de leitura e escrita. Realizada durante seu acompanhamento individual no Centro de Convivência de Linguagens – CCazinho – na Unicamp, ela consistiu na escrita, no computador, de um perfil dos personagens do filme Star Wars sugerida pelo sujeito. As análises nos mostraram que a escrita desse perfil,  devido ao seu interesse pelo filme e uso do computador, proporcionou uma relação de troca entre o sujeito e a sua interlocutora, assim como mostrou uma mudança de visão da criança em relação à sua própria escrita.

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Publicado

2016-01-05

Edição

Seção

Artigos