Por entre as tardes e os efeitos dos encontros com Margueritte ou dos descaminhos de uma ethopoiesis de si

Autores

  • Rosimeri de Oliveira Dias Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Maria Elizabeth Barros de Barros Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n73p69-85

Palavras-chave:

escrita de si, acontecimento, ética

Resumo

Este trabalho é feito por meio de uma aproximação ética, estética e política entre a formulação foucaultiana de escrita de si, e o filme “Minhas tardes com Margueritte”, de Jean Becker. Aposta na tessitura de bons encontros, para problematizar uma prática de constituição de um sujeito ético no presente. Encontros são tomados, conforme propõe Gilles Deleuze, como o que pode fazer vibrar e revigorar a força de um acontecimento. O trabalho é dividido em dois momentos: amizade e seus efeitos ethopoiéticos; e práticas de si e seus entrelaçamentos com cinema e diferença. A força de um bom encontro é revigorada quando ela é posta numa perspectiva que desloca os pontos de vista dos personagens do filme, fazendo com que as imagens movimento e tempo mostrem feituras, apostando na força alegre de uma prática de si, para poder diferir e inventar modos outros de viver.

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Biografia do Autor

Rosimeri de Oliveira Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Rosimeri de Oliveira Dias é graduada em Pedagogia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), tem Mestrado em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Doutorado em Psicologia (Universidade Federal do Rio de Janeiro). É professora/pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com pesquisas nos seguintes temas: estudos foucaultianos, políticas cognitivas, produção de subjetividade, experiência, estética da existência e formação inventiva de professores. É Procientista/UERJ e Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ.

Maria Elizabeth Barros de Barros, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Maria Elizabeth Barros de Barros é graduada em Psicologia (Universidade Federal do Rio de Janeiro), tem Mestrado em Psicologia Escolar (Universidade Gama Filho) e Doutorado em Educação Brasileira (Universidade Federal do Rio de Janeiro). É professora/pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, Saúde Coletiva e Psicologia Institucional e do Trabalho, com pesquisa em saúde do trabalhador da Educação, com bolsa produtividade do CNPq nível 1.

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Filmografia

BECKER, J. Minhas tardes com Margueritte. Paris: Imovision, 2010. 122 min., som, cor.

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Publicado

2018-10-07

Edição

Seção

Dossiê – Artigos