Ética como jogo de cena

Autores

  • Pedro Felipe M. de Araújo Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil
  • Luis Antonio dos Santos Baptista Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n73p105-118

Palavras-chave:

cinema documentário, subjetividade, ética

Resumo

Tendo como foco o documentário Jogo de cena,de Eduardo Coutinho, o artigo objetiva propor questionamentos acerca das posturas dominantes de interpretação sobre o sujeito de uma história narrada. Deseja também apresentar outras possibilidades de sentido do que seja a alteridade no convívio com a diferença. O filme, ao situar a cena da fala como um jogo aberto, se desloca da busca de uma estável verdade sobre si que o outro revelaria. Esse deslocamento desprivatiza a esfera do íntimo, possibilitando a produção de uma obra aberta, que torna inoperanteuma leitura única. Inspirado nas contribuições de Walter Benjamin, entre outros autores, pretende-se ressaltar a aposta de uma ética que promova percepções de mundo que não se esgotem na tentativa de classificar uma narrativa no âmbito identitário ou privatizante da subjetividade. A ética como jogo político onde histórias recusam a conclusividade do fim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Felipe M. de Araújo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Pedro Felipe Moura de Araújo é graduado em Psicologia (Universidade Federal da Paraíba), tem Mestrado em Estudos da Subjetividade (Universidade Federal Fluminense) e atualmente é Doutorando nessa mesma Universidade. Pesquisa e tem interesse nos seguintes temas: estudos contemporâneos da subjetividade; teoria e crítica da imagem; questões éticas e processos estéticos em humanidades.

Luis Antonio dos Santos Baptista, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Luis Antonio dos Santos Baptista possui mestrado em Psicologia - Psicologia Clínica (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), doutorado em Psicologia (Universidade de São Paulo) e pós-doutorado na Faculdade de Sociologia (Universidade de Roma, Itália). É professor titular do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do CNPQ, tem, como temas de interesse de pesquisa: experiência urbana e subjetividade e as problematizações da literatura e do cinema às produções políticas da diferença.

Referências

BENJAMIN, W. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BERNADET, J. Jogo de cena. In: OHATA, Milton (Org.) Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 627-636.

BRAGANÇA, F. (org.). Eduardo Coutinho – Encontros. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008.

______. (Re)Viver a Vida, Revista Cinética, 2007. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2015.

BRUNO. F. Jogo de Cena. In: Máquinas de ver, Modos de ser - Vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto Alegre, Editora Sulina, 2014. Disponível em: <http://www.editorasulina.com.br/detalhes.php?id=625>. Acesso em: 29 de Jun. de 2015.

COMOLLI, J. Sob o risco do real. In: ______. Ver e poder: A inocência perdida – cinema, televisão, ficção e documentário. Belo Horizonte: UFMG, 2008. p. 169-178.

COUTINHO, E. O cinema documentário e a escuta sensível da alteridade. In: Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, n.15 (Dossiê Ética e História Oral), p.165-170, 1997.

FELDMAN, I. Na contramão do confessional: O ensaísmo em Santiago, Jogo de Cena e Pan-Cinema Permanente. In: MIGLIORIN, C. (Org.) Ensaios no real – O documentário brasileiro hoje. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2010.

GAGNEBIN, J.M. História e Narração em W. Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 1994.

MENDONCA, A. C. M. ; OLIVEIRA, A. P. Umberto Eco e o conceito de “Obra aberta”. In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

XAVIER, I. Jogo de cena e as outras cenas. In: OHATA, Milton (Org.) Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 604-626.

Downloads

Publicado

2018-10-07

Edição

Seção

Dossiê – Artigos