Convite à criação: deslocamentos da palavra na escola

Autores

  • Raquel Leão Luz Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Rosa Maria Bueno Fischer Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n73p137-153

Palavras-chave:

convite, escrita literária, escola

Resumo

Neste artigo, discutimos o tema do convite à criação na escola, especialmente em relação à leitura e à escrita, a fim de pensá-lo como invenção de outros modos de experienciar as palavras em uma narrativa literária. Pensamos o tema do convite a partir das noções de sensibilidade, limite e comoção, junto a autores como Michel Foucault, Anton Tchékhov, Agnès Varda e Wim Wenders. Guardadas as distâncias, as autorias e as condições de produção, os materiais artísticos e filosóficos produzidos por esses autores são mobilizados, lado a lado, na discussão de dois contos produzidos por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. No enlace entre filosofia, arte e escrita literária, problematizamos a leitura e a escrita na escola, como convite ao deslocamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Leão Luz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Raquel Leão Luz é graduada em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), tem Mestrado em Linguística no Curso de Pós-Graduação em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), é doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Mídia, Educação e Subjetividade (NEMES), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora de Literatura no Colégio João XXIII. Tem experiência em ensino de literatura na educação básica e em estudos teórico-filosóficos sobre experiência, ensaio, criação literária e filosofia da literatura.

Rosa Maria Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Rosa Maria Bueno Fischer é graduada em Letras (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), tem Mestrado em Filosofia da Educação, no Instituto de Estudos Avançados em Educação (Fundação Getúlio Vargas), Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Educação e da Comunicação, com ênfase em Sociologia e Filosofia da Cultura, estudos foucaultianos e em pesquisas sobre cinema, imagem, literatura, juventude e processos de subjetivação. É pesquisadora I-B do CNPq.

Referências

ALMEIDA, L. P. de. O conceito foucaultiano de literatura. Filosofia Unisinos, v. 9, n. 3, set. dez. 2008, p. 269-280, ISSN 1984-8234. Disponível em < http://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/5364>. Acesso em: 15 jan. 2018.

BADIOU, A. A dança como metáfora do pensamento. In: Pequeno manual de inestética. Tradução de Marina Appenzeller. São Paulo: Estação e liberdade, 2002. p. 79-96.

BARTHES, R. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Collège de France, pronunciada dia 7 de janeiro de 1977. Tradução e Posfácio de Leila Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2013.

DELEUZE, G.; PARNET, C. L’Abécédaire de Gilles Deleuze, entrevista feita por Claire Claire Parnet, filmada e dirigida por Pierre-André Boutang. Transcrição sintetizada, em inglês, por Charles J. Stivale. Tradução de Tomaz Tadeu. Paris: Vidéo 202, Éditions Montparnasse, 1996.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Do caos ao cérebro. In: ______. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Junior; Alberto Alonso Munoz. São Paulo: Editora 34, 2010.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013a.

FOUCAULT, M. A linguagem ao infinito. In: ______. Ditos e Escritos III. Literatura e Pintura, Música e Cinema. Tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013b. p. 48-75.

FOUCAULT, M. O belo perigo. Tradução de Fernando Scheibel. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

LEVY, T. A experiência do fora. Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

LUZ, R. L. Labirintos da escrita, experiência da linguagem: um convite à criação literária. 2018. Tese (Educação). Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.

MAILLARD, C. En un principio era el hambre. Antología poética 1990-2015. Madrid: FCE, 2015.

OS CATADORES E EU. Direção e roteiro: Agnès Varda. Produção: Ciné-Tamaris. França: Ciné Tamaris, 2000. 1 DVD (82 min), color. Título original: Les glaneurs et la glaneuse.

PEREIRA, M. Contribuições para entender a Experiência Estética. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 18, n. 18, dec. 2011. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2566>. Acesso em: 16 jan. 2018.

PINA. Direção e roteiro: Wim Wenders. Produtor: Gian-Piero Ringel. Alemanha-França-Reino Unido: Imovision, 2011. 1 DVD (106 min), color. Produzido por Neue Road Movies.

SILVA, T.; FISCHER, R. Literatura e formação – redescobrir o prazer do texto entre-as-margens do sistema escolar. 38ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd) no GT Alfabetização, Leitura e Escrita, São Luís, 2017. In: Anais 38a Reunião Anual ANPED. São Luís, 2017. Disponível em: https://goo.gl/W1n7ec, 17 p. Acesso em: 16 jan. 2018.

SKLIAR, C. Desobedecer a Linguagem: Educar. Tradução de Giane Lessa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

TCHÉKHOV, A. Um bom par de sapatos e um caderno de anotações: como fazer uma reportagem. Tradução de Homero Freitas de Andrade. Seleção e Prefácio Piero Brunello. São Paulo: Martins, 2007.

WENDERS, W. Dos discursos para Pina. In: ______. Los pixels de Cézanne y otras impressiones sobre mis afinidades artísticas. Buenos Aires: Caja Negra, 2016.

Downloads

Publicado

2018-10-07

Edição

Seção

Artigos