Letramento digital: processos cognitivos e afetivos na produção escrita de jovens

Autores

  • Sérgio Vale da Paixão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Jacarezinho, PR, Brasil
  • Leonardo Lemos de Souza Universidade Estadual Paulista, Assis, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n73p173-188

Palavras-chave:

novas tecnologias, cognição, afetividade, produção escrita

Resumo

Em contextos cada vez mais tecnológicos, torna-se cada vez mais urgente repensar o processo de ensino e aprendizagem a fim de levar em consideração a formação integral dos discentes. Ensinar e aprender em tempos digitais tem sido o grande desafio da escola contemporânea já que os inúmeros meios de interação e comunicação, que são as redes sociais da Internet, têm competido consideralvelmente com a escola. O presente artigo problematiza o trabalho com a produção escrita na escola, defendendo que a cognição e a afetividade encontram-se indissóciáveis, em busca de uma formação integral dos educandos. Defende-se não só a formação acadêmico-científica, mas a formação emocional dos estudantes. Por meio da literatura especializada e a partir de nossa experiência na docência, procuramos apresentar uma discussão sobre o tema das novas tecnologias e as subjetividades contemporâneas na educação, principalmente no que diz respeito à produção escrita.

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Biografia do Autor

Sérgio Vale da Paixão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Jacarezinho, PR, Brasil

Sergio Vale da Paixão é graduado em Letras (Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho), tem Mestrado em Estudos da Linguagem (Universidade Estadual de Londrina) e Doutorado em Psicologia (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis). É Pós-Doutorando em Letras (Universidade Estadual de Maringá). É professor/pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Tem experiência na área de educação e formação de professores.

Leonardo Lemos de Souza, Universidade Estadual Paulista, Assis, SP, Brasil

Leonardo Lemos de Souza é graduado e tem Mestrado em Psicologia (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com pesquisa nos seguintes temas: infâncias, juventudes, afeto, educação, gêneros, sexualidades, tecnologias e cognição.

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Publicado

2018-10-07

Edição

Seção

Artigos