Cultura e experiência nos romances de Raymond Williams

Autores

  • Alexandro Henrique Paixão Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
  • José Ricardo Beltramini de Melo Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
  • Mariana Carvalho Murad Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n77p17-32

Palavras-chave:

Raymond Williams, cultura, experiência, tipo border, Sociologia da Literatura, Psicanálise

Resumo

Este trabalho, que combina sociologia da literatura e psicanálise, tem como enfoque discutir alguns elementos constitutivos da narrativa ficcional de Raymond Williams, tais como: as dimensões temporais (passado, presente e futuro); a transmissão de experiências na esfera familiar; a conexão entre as gerações e seus efeitos; os personagens de ficção de caráter fronteiriço (ou border) do romance Border Country; pontuações que contribuam para o debate acerca dos conceitos de cultura e experiência em Raymond Williams.

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Biografia do Autor

Alexandro Henrique Paixão, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Alexandro Henrique Paixão é professor de Sociologia da área de Pensamento Social e Educação, do Departamento de Ciências Sociais na Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Graduação em Ciências Sociais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp: 1998-2001); Mestrado em Sociologia, Universidade de São Paulo (USP:2003-2005); Doutorado em Sociologia, Universidade de São Paulo (USP:2008-2012), com estágio de pesquisa na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (2010-2011); Pós-doutorado em Teoria e História Literária, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp: 2013-2014); Formação em Psicoterapia Psicanalítica, Centro de Formação e Assistência à Saúde Mental (Cefas: 2018-2019). Coordenador do Laboratório de Estudos de Cultura, História, Educação e Sociologia (LECHES) e do Projeto Raymond Williams e Donald Winnicott: sobre formar e cuidar de sobreviventes.

José Ricardo Beltramini de Melo, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

José Ricardo Beltramini de Melo é mestrando no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/Unicamp na linha de Educação e História Cultural sob a orientação do Prof. Dr. Alexandro Henrique Paixão. Graduado em Ciências Sociais pelo IFCH - Unicamp na modalidade de Bacharel - Sociologia e Licenciatura. Foi membro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)- subprojeto História entre 2015-2017. Atualmente é integrante do Laboratório de Estudos de Cultura, História, Educação e Sociologia (LECHES).

Mariana Carvalho Murad, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Mariana Carvalho Murad é graduanda em Pedagogia (Universidade Estadual de Campinas). É pesquisadora-membro do Laboratório de Estudos de Cultura, História, Educação e Sociologiada (LECHES) da (Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de estudos culturais e literaura, com pesquisa no seguinte tema: romances de Raymond Williams, financiada pela FAPESP nos anos de 2018 e 2019.

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Dossiê – Artigos