Ensinar a ler em diferentes áreas do conhecimento: o que pensam os professores sobre o ensino da compreensão leitora?

Autores

  • Pâmela Lopes Vicari Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil.
  • Dayene Borges Guarienti Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil.
  • Kári Lúcia Forneck Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil.
  • Silvana Neumann Martins Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n77p129-143

Palavras-chave:

Ensino, leitura, formação docente

Resumo

Apresentamos uma discussão a respeito de como alguns professores pensam e ensinam a compreensão leitora em sala de aula. A partir de um questionário, as respostas foram agrupadas em temáticas de análise, a partir das quais observamos que: a) a leitura é trabalhada na escola, na maior parte das vezes, com objetivo de desenvolver a fruição nos alunos, com menor preocupação na aprendizagem da compreensão leitora; e b) a visão dos entrevistados a respeito da inferência ainda não é clara, uma vez que não evidenciamos conhecimentos acerca das particularidades do ensino de estratégias de leitura. Por fim, fica evidente que há uma lacuna a ser preenchida no âmbito da formação inicial e continuada de professores, uma vez que verificamos que, ainda que se preocupem com a qualificação dos processos de leitura de seus alunos, não há muita clareza em como efetivamente devem ensinar seus alunos a compreender o que leem.

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Biografia do Autor

Pâmela Lopes Vicari, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil.

Pâmela Lopes Vicari é acadêmica do curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Espanhola, pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Atua como bolsista de iniciação científica na pesquisa Aprendizagem e ferramentas digitais no Ensino Superior, pela mesma instituição. Tem experiência em Linguística nas áreas de compreensão leitora e ensino da leitura.

Dayene Borges Guarienti, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil.

Dayene Borges Guarienti é graduanda em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Tem experiência na área de ensino e educação, com pesquisa nos seguintes temas: compreensão leitora, objetos digitais de aprendizagem, estratégias de leitura,metodologias ativas. É bolsista de iniciação científica, vinculada à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Kári Lúcia Forneck, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil.

Kári Lúcia Forneck possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Univates (2002), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Univates (2004), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Linguística (2016), também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente trabalha na Universidade do Vale do Taquari - Univates, onde atua como docente do Curso de Letras e do PPG em Ensino e responde pela vice-direção do Centro deCiências Humanas e Sociais (CCHS). Tem experiência em Linguística, atuando nos seguintes temas: processamento cognitivo da leitura, produção de inferências, compreensão leitora, ensino da leitura, processamento de metáforas e interdisciplinaridade entre Linguística e Neurociências.

Silvana Neumann Martins, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil.

Silvana Neumann Martins possui graduação em Letras - Licenciatura Plena - Habilitação em Português e Literaturas pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987), Especialização e Ensino de Literatura (2001) e Especialização em Gestão Universitária (2007), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Educação, também pela PUC-RS (2010). Atualmente é docente permanente na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES e, além disso, professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, do Mestrado em Ensino e do Doutorado em Ensino, da mesma IES. Tem experiência docente, com ênfase em Metodologias Ativas de ensino e de aprendizagem, Empreendedorismo, Metodologia do Ensino Superior, Produção Textual e Leitura, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação empreendedora, empreendedorismo, metodologias ativas, leitura e produção textual e gestão no ensino.

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos