Aula de leitura no contexto sociocultural do cordel

Autores

  • Linduarte Pereira Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil.
  • Rodrigo Nunes da Silva Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n77p145-159

Palavras-chave:

Letramentos sociais, ensino de leitura, folhetos de cordel

Resumo

O artigo fomenta uma reflexão sobre o uso dos folhetos de cordel nas aulas de leitura, tendo em vista as tradições orais de transmissão cultural. É uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, que partiu de leituras efetuadas em Rodrigues, em Bakhtin e Voloshinov e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, entre outras bases teóricas, indagando sobre o modo adequado para se desenvolver atividades de leitura interativas com trocas de experiências a partir dos folhetos de cordel produzidos no Nordeste brasileiro. Tomou-se o cordel como material discursivo, sociocultural e sociolinguístico que engloba experiências do cotidiano de sala de aula, reforçando o vínculo escola-vida. Levando-se em consideração o contexto cultural como perspectiva de ensino, a proposta encontra seu valor nas práticas educativas regionais que a educação básica poderá agenciar em prol de um letramento escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil.

Linduarte Pereira Rodrigues é graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba, tem Mestrado em Letras e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. É professor/pesquisador da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Linguística e Semiótica, com pesquisas nos seguintes temas: linguagens, culturas, práticas sociais e ensino. É líder do grupo de pesquisa Teorias do sentido: discursos e significações.

Rodrigo Nunes da Silva, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil.

Rodrigo Nunes da Silva é graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba, tem Mestrado em Formação de Professores pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba. É pesquisador do grupo de pesquisa Teorias do sentido: discursos e significações da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Linguística e Estudos Culturais, com pesquisas nos seguintes temas: Ensino de língua portuguesa e culturas populares.

Referências

ABREU, M. Diferença e desigualdade: preconceitos em leitura. In: MARINHO, M. (Org.). Ler e navegar – espaços e percursos da leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001. p. 139-157.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. (Voloshinov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.

BHABHA, H. K. O local da cultura. Tradução de Miryam Ávila, Eliana Lourenço e Gláucia Gonçalves. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC; SEB, 1998.

CANDAU, V. M. F. Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas. Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 33-41, jan./abr. 2014. Impresso.

EVARISTO, M. C. O cordel em sala de aula. In: BRANDÃO, H. N. Gênero do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação cientifica. São Paulo: Cortez, 2000. p. 119-140.

FERRAREZI JR., C. Semântica para educação básica. São Paulo: Parábola, 2008.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos, SP: Pedro e João, 2010.

MELLO, B. de A. “Movência” de paradigmas no cordel: do canto ao ciberespaço. In: SÁ JÚNIOR, L. A. S.; OLIVEIRA, A. P. (Org.). Literatura e ensino: reflexões e propostas. Natal, RN: EDUFRN, 2013. p. 285-300.

RODRIGUES, L. P. O apocalipse na literatura de cordel: uma abordagem semiótica. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, 2006.

RODRIGUES, L. P. Cultura clássica, cultura vulgar: considerações acerca do ideal de autor, leitor e leitura. Sociopoética, Campina Grande, PB, n. , p. 1-16, 2009.

RODRIGUES, L. P. Vozes do fim dos tempos: profecias em escrituras midiáticas. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, 2011.

RODRIGUES, L. P. Atitude responsiva na interação verbal: a relevância do contexto para a significação/compreensão leitora. Linguística aplicada em foco: Práticas e propostas de ensino de língua materna na formação continuada de professores, Campina Grande, PB: Realize, 2012, p. 637-649.

RODRIGUES, L. P. O “entre-lugar” dos folhetos de cordel no século XXI. Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL – Londrina, PR: Boitatá, 2014. p. 158-176.

RODRIGUES, L. P. Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente. Revista do Gelne, Natal, RN, p. 140-167, 2016.

SILVA, R. N. da. Representação do homem do nordeste e identidade masculina na literatura de cordel. (Monografia de graduação) – Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande, 2014.

SILVA, R. N. da. Folhetos de cordel no letramento escolar: a aula de leitura revisitada. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande, 2017.

STREET, B. What’s 'new' in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, v. 5, n. 2, p. 77-91, 2003.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

ZUMTHOR, P. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos