(Multi)letramento em um colégio público no Paraná: compreensão responsiva em atividades de leitura sobre postagens do Facebook

Autores

  • Bruno Ciavolella Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, PR, Brasil.
  • Neiva Maria Jung Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n77p161-178

Palavras-chave:

Leitura, multiletramentos, compreensão responsiva

Resumo

Este artigo discute resultados de uma pesquisa-ação realizada com alunos do oitavo ano de um colégio público da região Noroeste do Paraná, a partir de uma prática pedagógica de multiletramentos. No intuito de investigar se e como a diversidade cultural e de linguagens é compreendida nos enunciados em práticas letradas escolares, analisam-se manifestações de compreensão responsiva materializadas em enunciados escritos de uma prática de leitura com postagens da rede social Facebook. O olhar epistemológico pautou-se na concepção dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin e nos Estudos sobre Letramento de Street. As respostas apresentadas pelos alunos evidenciam que eles reconheceram a diversidade marcada em um discurso preconceituoso e se posicionaram em certa medida em relação a ela. Assim, ressalta-se a necessidade de aulas de Língua Portuguesa se constituírem como espaço de transculturalidade.

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Biografia do Autor

Bruno Ciavolella, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, PR, Brasil.

Bruno Ciavolella é graduado em Letras (Universidade Estadual de Maringá), tem mestrado em Letras, na área de concentração Estudos Linguísticos (Universidade Estadual de Maringá). É professor da Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Tem experiência na Linguística Aplicada, com pesquisas nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, letramentos e dialogismo.

Neiva Maria Jung, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, PR, Brasil.

Neiva Maria Jung é graduada em Letras (Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu), tem Mestrado em Linguística Aplicada (Universidade Estadual de Campinas) e Doutorado em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). É professora/pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com pesquisas nos seguintes temas: letramentos, multilinguismo, identidades sociais, etnografia e fala-em-interação social.

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos