Reflexões sobre a imbricação entre formação de leitores e produção de conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2013v31n60p137-150Resumo
Neste trabalho, apresentamos e discutimos alguns argumentos e objetos de acordo (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2002) presentes em dissertações de mestrado que abordam o ensino de Língua Portuguesa. Objetivamos, com isso, avaliar que argumentos são recorrentes na produção de conhecimento sobre ensino de português e que objetos de acordo comparecem como presumidamente aceitos nessas dissertações. Nesse viés de discussão, apresentamos reflexões sobre a formação de leitores na época atual e a produção do conhecimento no âmbito universitário, focalizando as relações entre “o que foi lido” e “o que se fez com o que se leu”. Por fim, apresentamos alguns aspectos a serem considerados na formação de leitores que não se limitem à reprodução do que já está em circulação.
Palavras-chave: Formação de leitores; produção de conhecimento; ensino de Língua Portuguesa.