Equipe Editorial

COORDENAÇÃO GERAL

Marcus Pereira Novaes, Universidade Estadual de Campinas; Colégio Educap, Campinas, SP, Brasil

Alda Regina Tognini Romaguera, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil

Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

COMISSÃO EXECUTIVA EDITORIAL

Adriana Lia Friszman de Laplane, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Alda Regina Tognini Romaguera, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil

Alik Wunder, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Ana Lúcia Horta Nogueira, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Anderson Ricardo Trevisan, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Carlos Eduardo Albuquerque Miranda, Universidade Estadual de Campinas/SP, Brasil

Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Davina Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Hortolândia, SP, Brasil

Gabriela Fiorin Rigotti, Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi Guaçu, SP, Brasil

Lavínia Lopes Salomão Magiolino, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Lilian Lopes Martin da Silva, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Luis Gustavo Guimarães, Prefeitura Municipal de Valinhos/SP Universidade Estadual de Campinas/SP, Brasil, Brasil

Marcus Pereira Novaes, Universidade Estadual de Campinas; Colégio Educap, Campinas, SP, Brasil

Renata Aliaga, Instituto Federal de São Paulo, Brasil

Rosana Baptistella, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

CONSELHO EDITORIAL EXTERNO

Adriana Lia Friszman de Laplane, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Águeda Bernardete Bittencourt, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Alda Regina Tognini Romaguera, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil

Ana Lúcia Horta Nogueira, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Ana Luiza Bustamante Smolka, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Antônio Augusto Gomes Batista, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

António Manuel da Costa Guedes Branco, Universidade do Algarve, Portugal

Charly Ryan, University of Winchester, Inglaterra, Reino Unido

Edilaine Buin, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, Brasil

Edmir Perrotti, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Elenise Cristina Pires de Andrade, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil

Eliana Kefalás Oliveira, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Francisca Izabel Pereira Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Giovana Scareli, Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG, Brasil

Guilherme do Val Toledo Prado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Héctor Rubén Cucuzza, Universidad Nacional de Luján e Universidad Nacional de La Plata, Argentina

Henrique Silvestre Soares, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil

João Wanderley Geraldi, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Kátia Maria Kasper, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Leandro Belinaso Guimarães, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Lívia Suassuna, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Luciane Moreira de Oliveira, Grupo de Pesquisa ALLE/AULA, Faculdade de Educação-Unicamp, Brasil

Luiz Percival Leme Britto, Universidade Federal do Oeste do Pará, Belém, PA, Brasil

Maria do Rosário Longo Mortatti, Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, Brasil

Maria Inês Ghilardi Lucena, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Maria Lúcia Castanheira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Maria Rosa Rodrigues Martins Camargo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, Brasil

Marly Amarilha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Max Butlen, Université de Cergy-Pontoise; Instituts Universitaires de Formation des Maîtres, Versailles, França

Norma Sandra de Almeida Ferreira, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Núbio Delanne Ferraz Mafra, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Raquel Salek Fiad, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Regina Aída Crespo, Universidad Nacional Autónoma de México, México

Regina Zilberman, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Roberval Teixeira e Silva, Universidade de Macau, Macau, China

Rosa Maria Hessel Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Rosana Horio Monteiro, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Sonia Kramer, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

REVISÃO

Leandro de Almeida Thomaz, Brasil

Marcelo Vicentin, Universidade São Francisco Universidade de Campinas, Brasil

ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL – DIRETORIA 2022-2024

Carlos Eduardo Albuquerque Miranda, Universidade Estadual de Campinas/SP, Brasil

Marcus Pereira Novaes, Universidade Estadual de Campinas; Colégio Educap, Campinas, SP, Brasil

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Marcelo Vicentin, Universidade São Francisco Universidade de Campinas, Brasil

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras, Brasil

EDITORAÇÃO

Nelson Silva, Brasil

Capa

Alik Wunder, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil