Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Leitura: Teoria & Prática?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Submissão de originais

  • A submissão de textos (artigos, ensaios, resenhas...) para a revista Leitura: Teoria & Prática deve ser feita on-line, neste site.
  • Os originais devem ser encaminhados segundo as orientações disponíveis em Normas Editoriais.
  • A revista Leitura: Teoria & Prática também aceita a submissão de dossiês.

Para informações sobre os originais, leia as Normas Editoriais, abaixo.

Os dossiês devem ter um caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área de Educação e Leitura, de forma a ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências que atravessam o trabalho de profissionais da escola básica e de outras instâncias educativas formais e não-formais, perpassadas, por exemplo, pela parceria com a universidade, pelo trabalho coletivo, pela invenção e criação cotidianas que desafiam a educação.

Devem ser compostos de uma apresentação e de três a cinco artigos, reunindo autores filiados a, no mínimo, três instituições e contando, preferencialmente, com a participação de, pelo menos, um pesquisador filiado a instituição estrangeira. Só será publicado como dossiê um conjunto mínimo de três artigos aprovados pelos pareceristas. Em caso de aprovação de apenas um ou dois textos, esses poderão ser publicados isoladamente.

 

Normas editoriais

  • Todo o texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5, margem superior de 2,5 cm, inferior de 2,5 cm, esquerda 2,5 cm e direita de 2,5 cm e salvo em Word.
  • Cada texto deve conter, no máximo, 34.500 caracteres (com espaço), exceção às resenhas, que devem conter no máximo 8.000 caracteres (com espaço).
  • O título do trabalho deve ser traduzido para língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês).
  • Com exceção do material enviado para seções texto literário, entrevista, ensaio, resenha e imagens, cada texto deve trazer um resumo indicativo e informativo, em português, com o limite máximo de 150 palavras, acompanhado de sua respectiva tradução para língua estrangeira.
  • Devem ser indicadas ainda, depois do resumo em português e em língua estrangeira, três palavras-chave para o artigo.
  • Os títulos e subtítulos devem se destacados em negrito.
  • As citações com mais de três linhas devem aparecer em parágrafo distinto, iniciando-se a 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11, espaçamento simples entre as linhas e sem as aspas.
  • As notas, quando necessárias, devem ser numeradas sequencialmente e digitadas ao longo do artigo, como notas de rodapé. 
  • No caso de citações, as referências aos autores, no decorrer do texto, devem obedecer ao modelo “Sobrenome do autor, data, página” (SILVA, 2001, p.55); diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser indicados com o acréscimo de uma letra depois da data (ex: SILVA, 2001a; 2001b...).
  • As referências bibliográficas devem ser digitadas ao final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN) (NBR-6023/2000). Alguns exemplos:

    Obra completa (recomendamos a inserção de tradutores de autores estrangeiros):
    AGAMBEN, G. A comunidade que vem. Tradução de Antônio Guerreiro. Lisboa: Editorial Presença, 1993.

    Capítulo de livro:
    MARQUES, D.; MARQUES, I. Da imaginação ou uma borboleta saindo do bolso da paisagem. In: NOGUEIRA, A. L. H. (Org.). Ler e escrever na infância: imaginação, linguagem e práticas culturais. Campinas/SP: Editora Crítica/ALB, 2013. p. 21-35.

    Artigo publicado em periódico:
    MARQUES, D. 'Nelisita', uma máquina de guerra de Ruy Duarte de Carvalho. Leitura: Teoria & Prática, Campinas/SP, v.30, n.58 (suplemento), p.1517-1524, 2012.

    Artigo publicado em meio eletrônico:
    ROMAGUERA, A.; MARQUES, D. Escritas ao Vento. Revista Linha Mestra, Campinas/SP, ano VII, n. 23, ALB, ago.-dez. 2013. Disponível em: <http://linhamestra23.files.wordpress.com/2013/12/02_poesias_imagens_e_africanidades_escritas_ao_vento_romaguera_marques.pdf>. Acesso em: 20 set. 2014.

    Teses e Dissertações:
    MARQUES, D. Entre literatura, cinema e filosofia: Miguilim nas telas. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa)- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

    Lembramos que a exatidão das referências na listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade dos autores dos textos.

  • Tabelas, quadros ou outras ilustrações devem fazer parte do corpo do texto. Colocar os quadros, gráficos, mapas, entre outros, numerados, titulados corretamente e com indicação das respectivas fontes. Além disso, esses arquivos devem ter a resolução de 300 dpi.
  • Todas as indicações de autoria devem ser apagadas dos textos originais. Durante a submissão, apenas no cadastro os autores devem indicar afiliação institucional, contato e minibiografia, nos seguintes termos: 

    Afiliação:
    Instituição (título da Universidade sem siglas, completo), Cidade, Estado (sigla), país.
    Ex: Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

    Minibiografias: Fulano de Tal é graduado/a em [nome do curso] (título da Universidade sem siglas e completo entre parênteses), tem Mestrado em [nome do curso] (título da Universidade sem siglas e completo entre parênteses) e Doutorado em [nome do curso] (título da Universidade sem siglas e completo entre parênteses). É professor/pesquisador da [título da Universidade sem siglas e completo fora dos parênteses]. Tem experiência na área de [citar as áreas fora dos parênteses], com pesquisa nos seguintes temas: [listar os temas]. [indicar aqui se tem bolsa e quaisquer outras informações essenciais]. E-mail: [listar endereço válido e público]

  • Importante: As imagens utilizadas nas obras deverão respeitar a legislação vigente de direitos autorais. Em caso de dúvidas, consulte as regras da ABNT.
  • Para submissão de um dossiê, o organizador deverá considerar as normas anteriores para cada um dos textos, unir todos os trabalhos em um único arquivo e submetê-lo como um único documento. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato conosco.

       Importante:

  • Os textos encaminhados fora das normas técnicas não serão acolhidos e submetidos à apreciação do Conselho Editorial. Os autores serão comunicados dessa decisão podendo submetê-los novamente.
  • Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Leitura: Teoria & Prática.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. Todo o texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5, margem superior de 2,5 cm, inferior de 2,5 cm, esquerda 2,5 cm e direita de 2,5 cm e salvo em Word.
  3. Cada texto deve conter, no máximo, 34.500 caracteres (com espaço), exceção às resenhas, que devem conter no máximo 8.000 caracteres (com espaço).
  4. O título do trabalho e o resumo devem ser traduzidos para língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês).
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), todas as indicações de autoria devem ser apagadas dos originais. As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega devem ser seguidas.
  7. No ato da submissão, em metadados, foram incluídas as informações sobre os autores (afiliação institucional) e uma minibiografia de cada um/a, conforme descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.