Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição escrita é original e inédita, não está submetida à avaliação por outra revista; em caso de duplicidade os autores cedem o primeiro direito de publicação para a LTP.
- A autoria dos artigos deverá contar com a participação máxima de três autores.
-
Obrigatoriamente, um/a dos/as autores/as deve ser Doutor/a nas áreas relativas ao escopo e às áreas afins da Revista.
-
Tendo em vista a divulgação da mais ampla pluralidade de pensamentos, a Revista LT&P, onde constem um mesmo (co)autor, estabelece como política o hiato de, no mínimo, 24 meses entre duas publicações.
-
Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), todas as indicações de autoria devem ser apagadas dos originais. As instruções estão disponíveis em Processo de Avaliação pelos Pares devem ser seguidas.
-
No ato da submissão, as informações sobre os autores devem ser incluídas somente em metadados: afiliação institucional, contato e minibiografia, nos seguintes termos:
Afiliação: Instituição (título da Universidade sem siglas, completo), Cidade, Estado (sigla), país. Ex: Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
Minibiografias: Fulano de Tal é graduado/a em [nome do curso] (título da Universidade sem siglas e completo entre parênteses), tem Mestrado em [nome do curso] (título da Universidade sem siglas e completo entre parênteses) e Doutorado em [nome do curso] (título da Universidade sem siglas e completo entre parênteses). É professor/pesquisador da [título da Universidade sem siglas e completo fora dos parênteses]. Indicar aqui se tem bolsa e quaisquer outras informações essenciais.
E-mail: [listar endereço válido e público] -
A revista se encarregará de submeter os textos a programas de verificação de plágio e auto-plágio, tal como o software CopySpider (https://copyspider.com.br/main/pt-br/download).
-
Em caso de necessidade anexar, em Documentos Suplementares, documentos como: direito de imagem, Comitê de Ética da instituição de vínculo (quando se tratar de levantamento de dados que envolva seres humanos), autorização para textos publicados em língua estrangeira etc.
dossiê: Experimentações com palavras, imagens e sons na pesquisa em Educação
Chamada:
"No compartilhamento temos uma ação por outra ação, um gesto por outro gesto, um afeto por outro afeto. E afetos não se trocam, se compartilham. Quando me relaciono com afeto com alguém, recebo uma recíproca desse afeto. O afeto vai e vem. O compartilhamento é uma coisa que rende." (Antônio Bispo dos Santos)
A entrada de outros modos de fazer, pensar, sentir e criar na pesquisa em educação -modos indígenas, modos quilombolas, modos rurais, ribeirinhos, sertanejos, artistas, feministas, homoafetivos, não-binários, trans, docentes nos cotidianos escolares e tantos outros - nos convocam a inventar outras formas de estar junto na pesquisa e a desassossegar as formas que vínhamos costumeiramente realizando os encontros entre pesquisadoras.es em Educação. Após a pandemia da Covid-19, na experiência traumática do isolamento e das relações restritas a janelas e telas, os encontros presenciais ganham outros sentidos. O X Seminário de Laboratórios e Grupos de Pesquisa em Educação, Imagens e Sons, realizado na UERJ em maio de 2024, reuniu pesquisadoras.es já enredadas/os/es em pesquisas em Educação há muitos anos, mas, nesta versão pós-pandêmica, a organização do evento nos convidou a fazer diferente. Cada grupo, coordenado por uma.um pesquisadora.o.e, recebeu por sorteio, meses antes, uma criação - filme, livro, site, arte visual, ensaio fotográfico... - relacionada às pesquisas de outro grupo, dentre os trinta e dois grupos presentes. As apresentações no Seminário foram "apropriações criativas" das produções recebidas. Apropriações que se desdobraram em textos, poemas, filmes, esculturas, ensaios fotográficos... Esses trabalhos apresentados ‘viamescutavamsentiampensavam’ as imagens, sons e palavras geradas em processos de pesquisa educacional pelos grupos, criando outras imagens, sons e palavras, dando a ver a potência e as possibilidades de relações de ‘conhecimentossignificações’ das pesquisas presentes. A partilha rendeu mais criações e mais inquietações e mais perguntas e muitos afetos e... Este Dossiê pretende fazer estas linhas de partilha, criação e afeto renderem ainda mais. Convidamos pesquisadoras.es a escrita de artigos - de preferência em autoria conjunta entre pesquisadoras.es de diferentes grupos de pesquisa, participantes ou não do seminário acima citado acima - tendo a criação com palavras, sons e imagens nas pesquisas em educação como aquilo que move o pensar... "uma ação por outra ação, um gesto por outro gesto, um afeto por outro afeto", como nas palavras de Nego Bispo.
dossiê: Ler e escrever em foco: pesquisas e práticas com literacia na educação escolar
À literacia estão atreladas questões relativas ao desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional, social e profissional das pessoas, o que as capacita a participar ativa e significativamente em sociedade e a conceber-se como ser no mundo. Sua definição abarca aspectos relativos às habilidades de ler e de escrever com eficácia, permitindo ao leitor e ao redator decifrar o código escrito a ponto de compreender e produzir materiais em diferentes contextos, dentre eles o escolar. Por envolver a compreensão e a expressão da identidade humana ao longo da vida, a contribuição da literacia para a educação é imprescindível à formação de crianças, jovens e adultos. Nesse contexto, a revista Leitura: Teoria e Prática (LT&P) propõe um dossiê especial intitulado "Ler e escrever em foco: pesquisas e práticas com literacia na educação escolar”, tendo como objetivo reunir artigos que explorem os diversos aspectos envolvidos na aprendizagem dos conhecimentos e das habilidades fundamentais à consolidação da leitura e da escrita. Os temas de interesse podem incluir as teorias e abordagens pedagógicas para o ensino e aprendizagem das habilidades linguísticas e cognitivas associadas à leitura e à escrita; a avaliação e intervenção em dificuldades de leitura e escrita; bem como o papel das políticas públicas e das tecnologias digitais na promoção da literacia. O dossiê destina-se a pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da Educação, Letras, Linguística e áreas afins, atuantes em todas as etapas da educação formal.