Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • A contribuição escrita é original e inédita, não está submetida à avaliação por outra revista; em caso de duplicidade os autores cedem o primeiro direito de publicação para a LTP.

  • A autoria dos artigos deverá contar com a participação máxima de três autores.
  • Obrigatoriamente, um/a dos/as autores/as deve ser Doutor/a nas áreas relativas ao escopo e às áreas afins da Revista.

  • Tendo em vista a divulgação da mais ampla pluralidade de pensamentos, a Revista LT&P, onde constem um mesmo (co)autor, estabelece como política o hiato de, no mínimo, 24 meses entre duas publicações.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), todas as indicações de autoria devem ser apagadas dos originais. As instruções estão disponíveis em Processo de Avaliação pelos Pares devem ser seguidas.

  • No ato da submissão, as informações sobre os autores devem ser incluídas somente em metadados: afiliação institucional, contato e minibiografia, nos seguintes termos:
    Afiliação: Instituição (título da Universidade sem siglas, completo), Cidade, Estado (sigla), país. Ex: Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
    Minibiografias: Fulano de Tal é  graduado/a em [nome do curso] (título da Universidade sem siglas e completo entre parênteses), tem Mestrado em [nome do curso] (título da Universidade sem siglas e completo entre parênteses) e Doutorado em [nome do curso] (título da Universidade sem siglas e completo entre parênteses). É professor/pesquisador da [título da Universidade sem siglas e completo fora dos parênteses]. Indicar aqui se tem bolsa e quaisquer outras informações essenciais.
    E-mail: [listar endereço válido e público]

  • A revista se encarregará de submeter os textos a programas de verificação de plágio e auto-plágio, tal como o software CopySpider (https://copyspider.com.br/main/pt-br/download).

  • Em caso de necessidade anexar, em Documentos Suplementares, documentos como: direito de imagem, Comitê de Ética da instituição de vínculo (quando se tratar de levantamento de dados que envolva seres humanos), autorização para textos publicados em língua estrangeira etc.

Directrices para autores/as

Condições para submissão de originais

  • A submissão de textos (artigos, ensaios, resenhas...) para a revista Leitura: Teoria & Prática deve ser feita on-line, neste site, após realização do cadastro.
  • Os originais devem ser encaminhados segundo as orientações disponíveis em Normas Editoriais. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão rejeitadas e devolvidas aos autores.
  • A revista Leitura: Teoria & Prática também aceita a submissão de dossiês.
  • Os dossiês devem ter um caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área de Educação, Letras e Linguística, de forma a fomentar intercâmbios de pesquisa.
  • Devem ser compostos de uma apresentação e entre cinco a nove artigos, aprovados pelos pareceristas da Revista.
  • Obrigatoriamente, deverão contar com a participação de, pelo menos, um pesquisador filiado a instituição estrangeira.
  • Em caso de aprovação de menos de cinco textos, esses poderão ser publicados isoladamente.

Normas editoriais

  • Todo o texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5, margem superior de 2,5 cm, inferior de 2,5 cm, esquerda 2,5 cm e direita de 2,5 cm e salvo em Word.
  • Cada texto deve conter, no máximo, 34.500 caracteres (com espaço), exceção às resenhas, que devem conter no máximo 8.000 caracteres (com espaço).
  • O título, o resumo e as palavras-chave do artigo devem também ser traduzidos para o inglês e o espanhol.
  • Os artigos devem trazer um resumo indicativo e informativo, em português, inglês e espanhol, com o limite máximo de 500 caracteres (com espaço), em tamanho 11.
  • Para artigos devem ser indicadas ainda, depois do resumo, abstract, resumen, três palavras-chave separadas por ponto e vírgula em tamanho 11.
  • Os títulos e subtítulos devem ser destacados em negrito e em tamanho 12.
  • As citações com mais de três linhas devem aparecer em parágrafo distinto com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte tamanho 11, espaçamento simples e sem as aspas.
  • As notas, quando necessárias, devem ser numeradas sequencialmente e digitadas ao longo do artigo, como notas de rodapé em tamanho 10 com espaçamento simples.
  • Siglas – Quando utilizar siglas, estas devem ser desdobradas quando mencionadas à primeira vez no artigo.
  • No caso de citações, as referências aos autores, no decorrer do texto, devem obedecer ao modelo “Sobrenome do autor, data, página” (SILVA, 2001, p.55); diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser indicados com o acréscimo de uma letra depois da data (ex: SILVA, 2001a; 2001b...).
  • As referências bibliográficas devem ser digitadas ao final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (NBR-6023/2000).
  • Atenção! A ABNT atualizou algumas das normas em novembro de 2018. Os exemplos abaixo já estão de acordo com essas atualizações:

    a) Livro de um só autor:
    SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.

    b) Livro de dois autores
    SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

    c) Livro de três autores:
    SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

    d) Livro de mais de três autores:
    SOBRENOME, Nome et al. Idem ao primeiro exemplo.

    e) Capítulo/Artigo em livro:
    SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed./Org.). Título do livro em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, página inicial e final do capítulo.

    f) Artigos em Revistas:
    SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em negrito, local, volume, número, página(s), data (mês e ano).

    g) Dissertações e Teses:
    SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese em negrito. Ano da defesa. Número de folhas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em xxx [área]) – Nome da Instituição (Faculdade, Universidade), local, ano da publicação.

    h) Artigos em jornais:
    SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal em negrito. Local, data, Caderno/Seção, página(s).

    i) Publicação em meio eletrônico:
    SOBRENOME, Nome. Título da matéria ou artigo. Título da publicação (site, revista), local, número, data (mês e ano). Disponível em: (endereço eletrônico). Acesso em: (data).

    Lembramos que a exatidão das referências na listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade dos autores dos textos.

  • Tabelas, quadros ou outras ilustrações devem ser incorporadas no corpo do texto. Colocar os quadros, gráficos, mapas, entre outros, numerados, titulados corretamente e com indicação das respectivas fontes. Além disso, esses arquivos devem ter a resolução de 300 dpi.

  • Importante: As imagens utilizadas nas obras deverão respeitar a legislação vigente de direitos autorais sob responsabilidade dos/as autores/as. Em caso de dúvidas, consulte as regras da ABNT.

  • Para submissão de um dossiê, o organizador deverá considerar as normas anteriores para cada um dos textos. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato conosco.

       Importante:

  • Os textos encaminhados fora das normas técnicas não serão acolhidos e submetidos à apreciação do Conselho Editorial. Os autores serão comunicados dessa decisão podendo submetê-los novamente.
  • Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Leitura: Teoria & Prática.

dossiê: Experimentações com palavras, imagens e sons na pesquisa em Educação

Chamada: 

"No compartilhamento temos uma ação por outra ação, um gesto por outro gesto, um afeto por outro afeto. E afetos não se trocam, se compartilham. Quando me relaciono com afeto com alguém, recebo uma recíproca desse afeto. O afeto vai e vem. O compartilhamento é uma coisa que rende." (Antônio Bispo dos Santos)

 

A entrada de outros modos de fazer, pensar, sentir e criar na pesquisa em educação -modos indígenas, modos quilombolas, modos rurais, ribeirinhos, sertanejos, artistas, feministas, homoafetivos, não-binários, trans, docentes nos cotidianos escolares e tantos outros - nos convocam a inventar outras formas de estar junto na pesquisa e a desassossegar as formas que vínhamos costumeiramente realizando os encontros entre pesquisadoras.es em Educação. Após a pandemia da Covid-19, na experiência traumática do isolamento e das relações restritas a janelas e telas, os encontros presenciais ganham outros sentidos. O X Seminário de Laboratórios e Grupos de Pesquisa em Educação, Imagens e Sons, realizado na UERJ em maio de 2024, reuniu pesquisadoras.es já enredadas/os/es em pesquisas em Educação há muitos anos, mas, nesta versão pós-pandêmica, a organização do evento nos convidou a fazer diferente. Cada grupo, coordenado por uma.um pesquisadora.o.e, recebeu por sorteio, meses antes, uma criação - filme, livro, site, arte visual, ensaio fotográfico... - relacionada às pesquisas de outro grupo, dentre os trinta e dois grupos presentes. As apresentações no Seminário foram "apropriações criativas" das produções recebidas. Apropriações que se desdobraram em textos, poemas, filmes, esculturas, ensaios fotográficos... Esses trabalhos apresentados ‘viamescutavamsentiampensavam’ as imagens, sons e palavras geradas em processos de pesquisa educacional pelos grupos, criando outras imagens, sons e palavras, dando a ver a potência e as possibilidades de relações de ‘conhecimentossignificações’ das pesquisas presentes. A partilha rendeu mais criações e mais inquietações e mais perguntas e muitos afetos e... Este Dossiê pretende fazer estas linhas de partilha, criação e afeto renderem ainda mais. Convidamos pesquisadoras.es a escrita de artigos - de preferência em autoria conjunta entre pesquisadoras.es de diferentes grupos de pesquisa, participantes ou não do seminário acima citado acima - tendo a criação com palavras, sons e imagens nas pesquisas em educação como aquilo que move o pensar... "uma ação por outra ação, um gesto por outro gesto, um afeto por outro afeto", como nas palavras de Nego Bispo. 

 

dossiê: Ler e escrever em foco: pesquisas e práticas com literacia na educação escolar

À literacia estão atreladas questões relativas ao desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional, social e profissional das pessoas, o que as capacita a participar ativa e significativamente em sociedade e a conceber-se como ser no mundo. Sua definição abarca aspectos relativos às habilidades de ler e de escrever com eficácia, permitindo ao leitor e ao redator decifrar o código escrito a ponto de compreender e produzir materiais em diferentes contextos, dentre eles o escolar. Por envolver a compreensão e a expressão da identidade humana ao longo da vida, a contribuição da literacia para a educação é imprescindível à formação de crianças, jovens e adultos. Nesse contexto, a revista Leitura: Teoria e Prática (LT&P) propõe um dossiê especial intitulado "Ler e escrever em foco: pesquisas e práticas com literacia na educação escolar”, tendo como objetivo reunir artigos que explorem os diversos aspectos envolvidos na aprendizagem dos conhecimentos e das habilidades fundamentais à consolidação da leitura e da escrita. Os temas de interesse podem incluir as teorias e abordagens pedagógicas para o ensino e aprendizagem das habilidades linguísticas e cognitivas associadas à leitura e à escrita; a avaliação e intervenção em dificuldades de leitura e escrita; bem como o papel das políticas públicas e das tecnologias digitais na promoção da literacia. O dossiê destina-se a pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da Educação, Letras, Linguística e áreas afins, atuantes em todas as etapas da educação formal.

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.