Compreensão e interpretação literárias: duplo risco, da escola ao liceu

Autores

  • Max Buttlen

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2012v30n58p5-15

Palavras-chave:

Continuidade. Ruptura. Aprendizagem. Pedagogia da compreensão, da interpretação.

Resumo

O exame dos problemas de compreensão e de interpretação dos textos literários, da escola ao liceu,2 pode ser um bom indicador das diferenças culturais entre e primeiro e o segundo graus. As variações no modo de abordagem dos problemas cognitivos nos textos oficiais, nas representações dos professores, nas práticas das salas de aula refletem um desconhecimento frequente de continuidades que, entretanto, existem; elas se baseiam em concepções diferentes dos ensinos da leitura e da literatura e correm o risco, afinal, de acentuar suas rupturas. Pesquisas, experiências, inovações permitem, contudo, explorar, nesse contexto, novas vias para assegurar uma continuidade, apesar da necessidade de certas rupturas.

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Artigos Internacionais