Cinema e escola: uma breve história inacabada

Autores

  • Eduardo de Oliveira Belleza UNICAMP

Palavras-chave:

cinema, educação, cotidiano escolar

Resumo

A relação entre cinema e escola tem uma história de pelo menos dois séculos. Nosso objetivo com este trabalho é explorar especificamente o momento em que esta relação se estreita. Alguns estudos recentes apontam um pouco do que se tem feito e pensado sobre as potências do audiovisual em relação às potências do cotidiano escolar. Por fim, apresentamos quatro iniciativas que consideramos bons exemplos da relação cinema-escola e dos desafios que esse encontro produz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Milton José de. Cinema e televisão: histórias em imagens e som na moderna sociedade oral. In: FALCÃO, Antônio Rebouças; BRUZZO, Cristina. Coletânea lições com cinema. São Paulo: FDE, 1993.

BARRA, Regina Ferreira. Cinema e educação: narrativas de experiências docentes em colégios de aplicação. 2015. 226 f. Tese (Doutorado) . UFRJ, Rio de Janeiro, 2015.

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro da escola. Rio de Janeiro: Booking, 2008.

BRUZZO, Cristina. O cinema na escola: o professor, um espectador. 1995. 196 f. Tese (Doutorado). Unicamp, Campinas, 1995.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

EDUARDO, Coutinho. 7 de outubro. Direção de Carlos Nader. São Paulo: Já Filmes, 2013.

FASANELLO, Marina Tarnowski. Cinema, literatura oral e pedagogia da criação: reflexões a partir do projeto “A escola vai à cinemateca do MAM”. 2013. 159 f. Tese (Doutorado). UFRJ, Rio de Janeiro, 2013.

FERRETTI, Celso João. O filme como elemento de socialização na escola. In: FALCÃO, Antônio Rebouças; BRUZZO, Cristina. Coletânea lições com cinema. São Paulo: FDE. 1993.

FRANCO, Marília da Silva. Uma análise da natureza pedagógica das linguagens audiovisuais. In: FALCÃO, Antônio Rebouças; BRUZZO, Cristina. Coletânea lições com cinema. São Paulo: FDE. 1993.

GARCIA, Janaina Pires. Reflexões sobre currículo e linguagem a partir de uma experiência da Escola de Cinema no CAp/UFRJ. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado), UFRJ, Rio de Janeiro, 2010.

LEITE, Gisela Pascale de Camargo. Linguagem cinematográfica no currículo da educação básica: uma experiência de introdução ao cinema na escola. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado). UFRJ, Rio de Janeiro, 2012.

MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.

MIGLIORIN, Cezar; FRESQUET, Adriana. Da obrigatoriedade do cinema na escola, notas para uma reflexão sobre a Lei 13.006/14. In: Cinema e Educação: A lei 13.006. Belo Horizonte: Universo Produção, 2015.

MIGLIORIN, Cezar et al.. Cadernos do inventar: cinema, educação e direitos humanos. Ilustrações Fabiana Egrejas. Niterói (RJ): EDG, 2016.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

PEREIRA, Lara R. Cadernos de História da Educação, v. 20, p. 1-14, 2021

ROCHA, Antônio Penalves. O filme: um recurso didático no ensino da história? In: FALCÃO, Antônio Rebouças; BRUZZO, Cristina. Coletânea lições com cinema. São Paulo: FDE. 1993..

SAVIANI, Dermeval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Campinas: Unicamp, 2005. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2415100. p. 1-38>. Acessado em 02 de fevereiro de 2024.

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Souza Miguel. A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Downloads

Publicado

2024-06-08

Edição

Seção

Dossiê – Artigos