Modos de ler e estratégias para ler: crianças, leitura e literatura infantil
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2012v30n58p16-24Palavras-chave:
Leitura, formação de leitores, letramento literário, literatura infantil.Resumo
Este texto promove duas ações reflexivas que se pretendem complementares: a primeira é discutirmos em que medida podemos viabilizar a formação de leitores no primeiro ciclo de ensino fundamental (1º ao 5º ano) em face da criação da necessidade de ler literatura infantil. Para tanto, buscamos o diálogo com os norte‑americanos, como Hampton & Resnick (2008), Harvey & Goudvis (2007), Fisher, Frey & Lapp (2009), que nos apresentam princípios e pressupostos teórico‑metodológicos para esse trabalho pautado no ensino das estratégias de leitura, a fim de que possamos criar situações propícias para o aprendizado, desenvolvimento e formação da competência leitora. Em outra frente, analisamos resultados de pesquisa de campo – de abordagem etnográfica – à luz da teoria estudada. Trata‑se de parte da análise dos dados da terceira fase da pesquisa Literatura na escola: espaços e contextos − a realidade brasileira e portuguesa, que versa sobre o letramento literário. Em sua frente realizada no Brasil, a pesquisa analisa conceitos e práticas de professores da rede pública de ensino do oeste do estado de São Paulo, cujas ações estão direcionadas a contribuir para o reordenamento das políticas públicas de leitura, a fim de que, cada vez mais, um maior número de crianças possa ter acesso ao texto literário. Considerando parte dos resultados eleitos a serem divulgados neste artigo, podemos afirmar que: para os professores que, no tateio dessa abordagem do ensino das estratégias de leitura, buscaram uma implementação contextualizada e adequada ao aprendizado da leitura da literatura infantil à realidade de seus alunos, comprovamos, corroborando com essa proposta, o quanto as crianças sentem‑se capazes e ativas em seu processo de apropriação da leitura literária, tacitamente, lutando por seu processo de humanização no/do letramento literário.