O manuscrito escolar de histórias em quadrinhos: a imagem‑texto na construção do tópico discursivo

Autores

  • Dennys Dikson
  • Eduardo Calil de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2012v30n58p25-33

Palavras-chave:

Processo de criação, tópico discursivo, relação imagem‑texto.

Resumo

Inserido no campo de estudo da Genética Textual e assumindo como base teórico‑metodológica os estudos sobre manuscritos escolares e processos de escritura em ato de alunos recém‑alfabetizados (CALIL, 2008, 2009), este trabalho analisa a construção do tópico discursivo (LINS, 2008) a partir da sequência de imagens oferecida por uma história em quadrinhos da Turma da Mônica. Nosso objeto de investigação é o manuscrito “O Cebolinha Atrapalhado”, escrito por duas alunas do segundo ano do Ensino Fundamental. Constatamos que o tópico discursivo construído pela interpretação das alunas é feito a partir do destaque de alguns elementos imagéticos relacionados à ação isolada do personagem e de cada quadrinho e não pela articulação narrativa entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos