O manuscrito escolar de histórias em quadrinhos: a imagem‑texto na construção do tópico discursivo
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2012v30n58p25-33Palavras-chave:
Processo de criação, tópico discursivo, relação imagem‑texto.Resumo
Inserido no campo de estudo da Genética Textual e assumindo como base teórico‑metodológica os estudos sobre manuscritos escolares e processos de escritura em ato de alunos recém‑alfabetizados (CALIL, 2008, 2009), este trabalho analisa a construção do tópico discursivo (LINS, 2008) a partir da sequência de imagens oferecida por uma história em quadrinhos da Turma da Mônica. Nosso objeto de investigação é o manuscrito “O Cebolinha Atrapalhado”, escrito por duas alunas do segundo ano do Ensino Fundamental. Constatamos que o tópico discursivo construído pela interpretação das alunas é feito a partir do destaque de alguns elementos imagéticos relacionados à ação isolada do personagem e de cada quadrinho e não pela articulação narrativa entre eles.