As letras por entre as grades: considerações sobre a formação do leitor a partir de Memórias de um Sobrevivente
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2009v27n53p46-52Palavras-chave:
Leitura, formação do leitor, relato de aprendizado, Luiz Alberto Mendes, Memórias de um sobrevivente.Resumo
Este texto analisa um aspecto da obra Memórias de um sobrevivente, do ex-presidiário Luiz Alberto Mendes, publicada em 2001, quando o autor ainda estava encarcerado. Durante o relato de Mendes, percebe-se que há uma descrição do seu processo de formação como leitor, aspecto que aqui se pretende analisar, pautado em estudos do campo da Sociologia da Leitura. O livro constitui-se em um relato de aprendizado de leitura, tornando-se perceptível a constituição do leitor, analisada sob a ótica de um processo de autodidaxia, embasado em estudos de Jean-Claude Pompougnac e concebendo a leitura como prática cultural, segundo Bourdieu e Chartier. Pretende-se ainda delinear as representações de leitura construídas pelo narrador, em seu relato, como prática compartilhada e possuidora deuma função redentora. As questões sobre leitura pautam-se em estudos de Eliana Yunes, ao preconizar a leitura como uma condição de sobrevivência.
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