Leitura e discurso visual no cinema e na literatura
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2009v27n53p53-60Palavras-chave:
Cinema, discurso visual, literatura.Resumo
O presente trabalho é um estudo do filme Tirésia, dirigido por Bertrand Bonello, baseado na mitologia grega. Evidenciaremos, nessa narrativa mítica, alguns elementos que correspondem ao efeito de transfiguração do personagem Tirésia no tempo e no espaço, transfiguração que resulta no reconhecimento do desencanto e da perda da identidade e as suas confluências com a religião e a sexualidade. Para tanto, serão discutidas questões referentes à articulação li te ra tu ra/ cinema, principalmente o dialogismo de Bakhtin e os conceitos de Pier Paolo Pasolini, com vistas a mostrar que as formas de interação, interseção e diálogo entre os dois sistemas de signos não se circunscrevem apenas ao trabalho de “adaptação” fílmica de textos literários ou à incorporação, por parte destes, de elementos e estratégias oriundos do discurso cinematográfico, mas também se dão através de diálogos implícitos, citações, evocações oblíquas e cruzamentos imprevistos.Downloads
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