Um problema de formação: reflexões sobre literatura, leitura e ensino

Autores

  • Renato Suttana

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2011v29n57p66-77

Palavras-chave:

Leitura, literatura e ensino, formação do leitor, contemporaneidade.

Resumo

Neste artigo, discute -se a questão da leitura na escola, sob o ponto de vista da formação do leitor de literatura. Partindo do princípio de que a interferência do professor no processo de escolhas e decisões de cada indivíduo conforme seus interesses vai de encontro à noção de liberdade e arbítrio, que deveria nortear a formação do que se compreende como leitor crítico e realmente senhor de suas escolhas, reconhece-se que a literatura, ao falar ao leitor, dirige -se a ele com uma voz própria, que tem a lhe dizer mais do que é possível prever nos limites de uma didática pré -configurada. Torna -se recomendável, pois, uma atitude de suspeita, capaz de nos ensinar hoje, talvez, mais sobre essa voz do que muito do que se especula – por sugestão das modernas escolas de crítica e de teoria – acerca das relações entre literatura, sociedade e cultura, determinantes no ato de ler, para além de possíveis conjeturas acerca de sua finalidade, utilidade ou “alteridade” no universo da cultura.

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