Vira logo a página! Mediação de leitura e processo de criação de livro de imagem

Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araujo

Resumo


Este artigo discute o processo de criação do livro de imagem no que tange a sua especificidade narrativa, tendo como foco a mediação da leitura. Propõem-se como material de análise imagens partilhadas em dinâmica de leitura realizada com um grupo de crianças pré-escolares e um artista. As imagens fazem parte de uma narrativa visual construída na interlocução entre o artista e essas crianças. As dificuldades de leitura e expectativas de continuação dão-nos indícios de como as crianças realizam a leitura das imagens. Por outro lado, evidenciam-se algumas expectativas dos autores em relação à leitura, as quais, por vezes, não correspondem ao previsto.

Palavras-chave


Livro de imagem; processo de criação; mediação de leitura de imagem.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, HANNA. Livro de imagem: três artistas narram seus processos de criação. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, UNICAMP, 2010.

______. Processos de criação e leitura de livros de imagem: interlocuções entre artistas e crianças. Tese (Doutorado) – Instituto de Artes, UNICAMP, 2016.

ARIZPE, E.; STYLES, M. Lectura de imágenes: los niños interpretan textos visuales. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 2004.

CARDON, L. Entrevista concedida para Hanna Araújo. São Paulo, 2013.

______. Briga de amor. (No prelo).

DONDIS, D. Sintaxe da linguagem visual. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MORICONI, R. Entrevista concedida para Hanna Araujo. Paris, 2014.

REILY, L. As imagens: o lúdico e o absurdo no ensino de artes para pré-escolares surdos. In: SILVA, I.; KAUCHAKJE, S.; GESUELI, Z. Cidadania, surdez e linguagem: desafios e realidades. São Paulo, Summus, 2003.

VAN DER LINDEN, S. Et si le sans avait du sens. Revue Hors Cadre[s], n. 3, p. 7-11, oct. 2008.




DOI: https://doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n66p93-110

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Leitura: Teoria & PráticaAssociação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 2317-0972 - ISSN da edição impressa: 0102-387X
DOI: https://doi.org/10.34112/2317-0972

Licença Creative Commons