A literatura em provas e exames

Autores

  • Lívia Suassuna Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
  • Rafael Alexandre Bezerra Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n67p83-103

Palavras-chave:

Avaliação, provas e exames, vestibular, ENEM, literatura

Resumo

Pretendeu-se, com este trabalho, verificar como se dá a abordagem da literatura em provas e exames vestibulares. Especificamente, investigamos como foi tratada a literatura na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – edição 2012, estabelecendo correlações com a prova de literatura do vestibular 2012-2013 da UFPE. Analisamos os dois instrumentos à luz de pressupostos teóricos sustentados por autores como Cosson (2009), Bordini e Aguiar (1983), Paulino (2005) e Soares (2004). Tentando verificar se as provas estavam em consonância com o princípio teórico-metodológico de formar leitores proficientes de textos literários, realizamos uma pesquisa documental, descritiva e interpretativa. Concluímos que a prova do ENEM representa um avanço no tratamento do texto literário, se comparada a exames tradicionais, como o da UFPE. Porém, ainda há o que melhorar na forma como a aprendizagem da literatura é avaliada tanto numa prova quanto noutra, se quisermos, de fato, formar leitores proficientes de textos literários.

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Publicado

2017-01-29

Edição

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Artigos