“Professor, não tenho tempo para ler!” – a prática docente diante do hábito de não-leitura

Joel Haroldo Baade, Ezequiel Theodoro da Silva

Resumo


Este ensaio é uma reflexão sobre a prática de não-leitura como parte do cotidiano do ensino superior no Brasil. O hábito de não-leitura parece estar sedimentado nos indivíduos como ação não-racional e funciona como estrutura estruturada e estruturante, de modo a perpetuar-se nas práticas de ensino e aprendizado. Já os recursos à disposição de docentes e discentes, enquanto sujeitos diretamente envolvidos neste processo, são demasiadamente escassos e pouco favorecem uma mudança.

Palavras-chave


Educação; ensino superior; prática docente; hábito de leitura

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, C. Espumas flutuantes. Porto Alegre: LP&M, 1997 [1870].

ASSMANN, H. Curiosidade e prazer de aprender: o papel da curiosidade na aprendizagem significativa. Petrópolis: Vozes, 2004.

BAUMAN, Z.; MAY, T. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

BRANDENBURG, L. Metodologia e Didática no Ensino Superior. São Leopoldo: s.n, s.d.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BARROS FILHO, C.; MARTINO, L. M. S. O habitus na comunicação. São Paulo: Paulus, 2003.

GEBARA, I. Rompendo o silêncio: uma fenomenologia feminista do mal. Petrópolis: Vozes, 2000.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, vol. 22, n. 2, p. 15-46, 1997.

MACHADO, N. J. Epistemologia e Didática. São Paulo: Cortez, 1995.

MEIRIEU, P. O Cotidiano da Escola e da Sala de Aula: o fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SILVA, E. T. Quando a leitura vai levando à breca. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2015.

VASCONCELLOS, M. D. Pierre Bourdieu: a herança sociológica. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 78, p. 77-87, abr. 2002.




DOI: https://doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n67p125-136

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Leitura: Teoria & PráticaAssociação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 2317-0972 - ISSN da edição impressa: 0102-387X
DOI: https://doi.org/10.34112/2317-0972

Licença Creative Commons