O contar como narrativa das leituras feitas: “Meu avô sabe contar muita história porque ele lia muito”

Autores

  • Adriana Hoffmann Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2011v29n56p44-51

Palavras-chave:

Narrativas, leitura, infância.

Resumo

Este texto traz alguns dos resultados de uma tese desenvolvida por intermédio de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico realizada em quatro campos de pesquisa: um espaço cultural, uma escola pública, uma particular e um blog. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de sete a onze anos que participaram de oficinas de troca e produção de narrativas nesses campos; de coleta de posts no blog; e de entrevistas posteriores. O estudo justifica -se pela importância de entendimento do contexto vivido pelas crianças em sua relação com as narrativas e com os modos de narrar da atualidade. O “contar como narrativa das leituras feitas” foi um dos aspectos que sobressaíram na pesquisa, e esta análise dialoga com Walter Benjamin, em seus conceitos de narrativa e experiência, buscando perceber como se constituem as narrativas e as experiências das crianças em diferentes momentos do contar histórias nos campos pesquisados.

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