A revista Leitura: Teoria & Prática – momentos no tempo
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n70p13-32Palavras-chave:
Revista Leitura, Teoria & Prática, revista especializada, leitura, memóriaResumo
Por ocasião da publicação do número 70 da revista Leitura: Teoria & Prática, procuramos pontuar momentos significativos do itinerário da revista ao longo de seus 35 anos. Sua criação e publicação correspondem a uma das ações da Associação de Leitura do Brasil que, como os Congressos de Leitura (COLEs), se consolidou nacionalmente, por sua permanência, regularidade e qualidade, transformando-se em sua mais importante publicação. Em seu percurso, a revista passou por mudanças, que serão apontadas nesse relato, não abandonando seu objetivo inicialmente concebido: o de converter-se em espaço de debate e de troca de ideias entre interessados na temática da leitura. É o único periódico especializado nesse tema. Para a construção deste relato, utilizamos a própria revista como fonte e outros documentos pertinentes ao assunto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
TAKAMATSU, Sonia Midori. 2017. Artes de fazer: memória, participação e história nos 30 anos da Associação de Leitura do Brasil (1978-1985). Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.
SILVA, Lilian Lopes Martin; OLIVEIRA, Luciane Moreira (Org.). Tempo de Cole. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2014.
SILVA, Lilian Lopes Martin. A Revista Leitura: Teoria & Prática e o professor – um leitor em formação. In: MARINHO, Marildes; SILVA, Ceris Salete Ribas (Org.). Leituras do Professor. Campinas, SP: ALB; Editora Mercado de Letras, 1998. p.141-156.