A revista Leitura: Teoria & Prática – momentos no tempo

Autores

  • Lilian Lopes Martin da Silva Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil
  • Ezequiel Theodoro da Silva Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, SC, Brasil
  • Luciane Moreira de Oliveira Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n70p13-32

Palavras-chave:

Revista Leitura, Teoria & Prática, revista especializada, leitura, memória

Resumo

Por ocasião da publicação do número 70 da revista Leitura: Teoria & Prática, procuramos pontuar momentos significativos do itinerário da revista ao longo de seus 35 anos. Sua criação e publicação correspondem a uma das ações da Associação de Leitura do Brasil que, como os Congressos de Leitura (COLEs), se consolidou nacionalmente, por sua permanência, regularidade e qualidade, transformando-se em sua mais importante publicação. Em seu percurso, a revista passou por mudanças, que serão apontadas nesse relato, não abandonando seu objetivo inicialmente concebido: o de converter-se em espaço de debate e de troca de ideias entre interessados na temática da leitura. É o único periódico especializado nesse tema. Para a construção deste relato, utilizamos a própria revista como fonte e outros documentos pertinentes ao assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Lopes Martin da Silva, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Lilian Lopes Martin da Silva é graduada em Linguística (Universidade Estadual de Campinas), tem Mestrado e Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É professora colaboradora da Universidade Estadual de Campinas e pesquisadora do Grupo de Pesquisa ALLE/AULA (Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial). Tem experiência na área de educação e leitura, ensino da língua e da literatura, formação de professores, com pesquisa nos seguintes tema: práticas de leitura; biblioteca; história da leitura.

Ezequiel Theodoro da Silva, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, SC, Brasil

Ezequiel Theodoro da Silva é graduado em Língua e Literatura Inglesa (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Mestre em Educação – Leitura (University of Miami) e Doutor em Educação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Possui Livre Docência em Metodologia de Ensino (Universidade Estadual de Campinas). Atua como professor visitante junto ao Grupo de Pesquisa ALLE (Alfabetização, Leitura e Escrita) nessa mesma universidade e, em abril de 2015, passou a compor a equipe de professores pesquisadores do programa de Mestrado Interdisciplinar Stricto Sensu em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Em janeiro de 2016 assumiu a coordenação do Mestrado Profissional em Educação Básica dessa instituição. Comanda os trabalhos da Editora Leitura Crítica e o Portal Leitura Crítica, onde inseriu boa parte da sua obra e promove a formação continuada e a atualização dos professores brasileiros para o ensino da leitura.

Luciane Moreira de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Luciane Moreira de Oliveira é graduada em Pedagogia (Universidade Estadual de Campinas), e tem especialização em Administração da Cultura (Fundação Getúlio Vargas), Mestrado em Educação (Universidade Estadual de Campinas) e mestrado profissional em Museologia (Universidad de Valladolid, Espanha). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa ALLE/AULA (Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial). Tem experiência e atuação nas áreas de educação, formação de professores, cultura, artes e museologia. Atualmente pesquisa os seguintes temas: história da leitura, leitor, imprensa ilustrada, editor e leitura.

Referências

TAKAMATSU, Sonia Midori. 2017. Artes de fazer: memória, participação e história nos 30 anos da Associação de Leitura do Brasil (1978-1985). Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

SILVA, Lilian Lopes Martin; OLIVEIRA, Luciane Moreira (Org.). Tempo de Cole. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2014.

SILVA, Lilian Lopes Martin. A Revista Leitura: Teoria & Prática e o professor – um leitor em formação. In: MARINHO, Marildes; SILVA, Ceris Salete Ribas (Org.). Leituras do Professor. Campinas, SP: ALB; Editora Mercado de Letras, 1998. p.141-156.

Downloads

Publicado

2017-10-22

Edição

Seção

Artigos