Falar, Cantar, Gritar: o controle da voz feminina no cinema americano

Liz Greene

Resumo


Os pesquisadores dos estudos fílmicos feministas vêm argumentando, há muito tempo, que existe um preconceito visual na maneira como o corpo feminino é representado nas telas. Este artigo explora o prolongamento desse preconceito ao incluir o som: como o som é utilizado para representar as mulheres no cinema americano. Explora-se aqui a representação sonora em alguns filmes-chave, incluindo Dançando na Chuva (Singin’in the Rain), Cidade dos Sonhos (Mulholand Drive), Veludo Azul (Blue Velvet) e Cidadão Kane (Citizen Kane).


Palavras-chave


Som; voz feminina; canto; cinema americano

Texto completo:

PDF

Referências


Referências

BARTHES, R. Image, Music, Text. Trans. Stephen Heath. London: Fontana Press, 1977.

BAUDRILARD, J. Simulacros e simulação. Tradução de Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio D´Água, 1991.

CHION, M. Audio-Vision: Sound on Screen. Trans. Claudia Gorbman. New York: Columbia University Press, 1994.

______. The voice in cinema. Trans. Claudia Gorbman. New York: Columbia University Press, 1999.

______. David Lynch. Trans. Robert Julian. 2nd edition. London: BPI Publishing, 2006.

COHAN, S. Case Study: interpreting Singin’ in the rain. In: GLEDHILL, C.; WILLIAMS, L. (eds). Reinventing Film Studies. London: Arnold Publishers, 2000.

CREED, B. The Medusa’s Head: The Vagina Dentata. In: ______. The Monstrous Feminine: Film, Feminism, Psyclloanalysis. London & New York: Routledge, 1993.

GLEDHILL, C. The Screen Actress Prom Silence to Sound. In: GALE, M. B.; STOKES, J. (eds). The Cambridge Companion to the Actress. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

GREENE, L. The Woman Sings: Sound Design and Meaning in Hollywood Cinema. In: MCLOONE, M.; ROCKETT, K. (eds). Irish Films, Global Cinema: Studies in Irish Film 4. Dublin: Four Courts Press, 2007.

HARVEY, S. Woman’s Place: The Absent Family of Film Noir. In: KAPLAN, E. A. (ed.). Women in Film Noir. London: BFI, 2000.

HERRMANN, B. Bernard Herrmann, Composer. In: CAMERON, E. W. (ed.). Sound and the Cinema: The Coming of Sound to American Film. New York: Redgrave Publishing Company, 1980.

KAPLAN, E. A. Women in Film Noir. 2nd edition, London: British Film Institute, 1998.

KROEBER, A. Entrevista. Berkeley, California, USA, 3 August, 2006.

LYNCH, D. Entrevista. Belfast, 22 October, 2007.

MCCALLION, M. The Voice Book. London: Faber & Faber, 1988.

MULVEY, L. Visual Pleasure and Narrative Cinema. Reprinted. In: ROSEN, P. (ed.). Narrative, Apparatus, Ideology: a film reader. New York: Columbia University Press, 1986.

______. Cinema, Sync Sound and Europe 1929: Reflections on Coincidence. In: SIDER, L.; FREEMAN, D.; SIDER, J. (eds). Soundscape: the School of Sound Lectures 1998-2001. London & New York: Wallflower Press, 2003.

SHINGLER, M. Fasten Your Seatbelts and Prick Up Your Ears: The Dramatic Human Voice in Film. Scope: an online journal of Film and TV Studies (Sound Special Issue), Issue 5: June, 2006. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2007.

SILVERMAN, K. The Acoustic Mirror: The Female Voice in Psychoanalysis and Cinema. Bloomington & Indianapolis: Indiana University Press, 1988.

ROSSELINI, I. Entrevista. In: MYSTERIES OF LOVE. Direção: Jeffrey Schwarz. Los Angeles, 2002. Edição especial. DVD.

WEIS, E. Eavesdropping: An Aural Analogue of Voyeurism. In: BROPHY, P. (ed.). Cinesonic: The World of Sound in Film. North Ryde: Australian Film Television & Radio School, 1999. Disponível em: . Acesso em: 24 out, 2007.

WILLIAMS, L. Something else beside a mother: Stella Dallas and the Maternal Melodrama. In: GLEDHILL, C. (ed). Home is Where the Heart is: Studies in Melodrama and the Woman’s Film. London: BFI, 1987.

WOLLEN, P. Singin’ in the Rain. London: British Film Institute, 1992.

Filmes estudados

CIDADÃO KANE. Direção: Orson Welles. EUA, 1941, 1h59min, drama, color. 1 DVD.

CIDADE DOS SONHOS. Direção: David Lynch. EUA, França, 2002, 2h25min, drama, color. 1 DVD.

DANÇANDO NA CHUVA. Direção: Stanley Donen, Gene Kelly. EUA, 1952, 1h42min, comédia musical, color. 1 DVD.

VELUDO AZUL. Direção: David Lynch. EUA, 1987, 2h, suspense, color. 1 DVD.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Leitura: Teoria & PráticaAssociação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 2317-0972 - ISSN da edição impressa: 0102-387X