A literatura infantojuvenil no ensino de jovens e adultos em Dourados-MS: a difícil tarefa de formar leitores

Autores

  • Iva Carla Aveline Teixeira dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, Brasil
  • Alexandra Santos Pinheiro Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n70p117-131

Palavras-chave:

Literatura infantojuvenil, ensino, EJA

Resumo

O presente artigo procura tecer reflexões sobre a presença da literatura infantojuvenil no Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A análise se pauta nas vozes de alunos do EJA de diferentes idades, com discursos marcados pela privação ao texto literário, infantojuvenil ou não. Diante das considerações feitas pelos estudantes, surgem inquietações a respeito das possíveis dificuldades do mediador para inseri-los no mundo da literatura, a começar pelo material didático que pouco contribui nesse sentido. A presença da literatura infantojuvenil nesta modalidade de ensino é de vasta importância, já que uma de suas funções, mesmo que implícita, é estimular a imaginação, garantindo a esses sujeitos o direito de apropriar-se de realidades lúdicas e repensar a sua própria realidade. Além disso, ela atua de forma rica e eficaz na formação do leitor. Sabe-se que hoje não se divide a literatura por faixa etária, mas ao trazer as vozes de alunos do EJA para esta reflexão, pode-se notar que, se não há a presença da literatura infantojuvenil, a prática da leitura é quase imperceptível. Esta análise dialoga com os especialistas da leitura na escola e do ensino de literatura, como  Barthes, Chartier, Candido, Cosson e Zilberman.

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Biografia do Autor

Iva Carla Aveline Teixeira dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, Brasil

Iva Carla Aveline Teixeira dos Santos é graduada em Letras - Português e Inglês (Universidade Federal da Grande Dourados). Cursou Letras com habilitação em Literaturas de Língua Portuguesa e é Mestra em Letras pela mesma instituição. Atualmente, é professora da Educação Básica.

Alexandra Santos Pinheiro, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, Brasil


Alexandra Santos Pinheiro é licenciada e Mestra em Letras (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e Doutora em Teoria e História Literária (Universidade Estadual de Campinas), com Pós-doutorado também em Letras (Universidad de Jaén). É professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados, onde atua como professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras. Suas pesquisas e publicações estão voltadas, principalmente, aos temas: Literatura e gênero; História da Leitura e Ensino da Literatura. É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Literários e Culturais (UFGD) e participa do grupo Poéticas do Imaginário e Memória (UNIOESTE). Na extensão atua na Formação Continuada de Professores, com ênfase no Letramento Literário. Atualmente, é tutora do programa Pet-Letras-UFGD.

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Publicado

2017-10-22

Edição

Seção

Artigos