Ensino e aprendizagem em ler para aprender

Autores

  • Elza Kissilevic Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Celina Teixeira Vieira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2009v27n52p23-29

Palavras-chave:

Leitura significativa, ensino e aprendizagem, processo cognitivo, intervenções.

Resumo

A partir de um levantamento bibliográfico, procura-se caracterizar o ler para aprender numa concepção construtivista de ensino e aprendizagem e numa concepção de leitura que considera a interação
entre autor-texto-leitor-contexto na produção de significados e/ou sentidos de forma a fundamentar estratégias que favoreçam a compreensão leitora no âmbito escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Anísio Teixeira. Enem 2006 – Exame Nacional do Ensino Médio.

Disponível em: <http://www.enem.inep.gov.br/index.php?option=

com_content&task=view&id=58&Itemid=88>. Acesso em: 16

jun. 2007.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Anísio Teixeira. Pisa 2006 – Programa Internacional de Avaliação de Alunos. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/download/internacional/

pisa/PISA2000.pdf >. Acesso em: 16 jun. 2007.

BRASIL. Instituto Paulo Montenegro. Disponível em:

<http://www.ipm.org.br/>. Acesso em: 16 jun. 2007.

GUEDES, Paulo C. et al. Ler e escrever: compromisso de todas as

áreas. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1999.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 9. ed.

Campinas: Pontes, 2002.

KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

SMITH, Frank. Leitura significativa. Tradução de Beatriz Affonso

Neves. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

VYGOTSKI, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins

Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Artigos