A literatura na escola como exercício de cognição estética e de descoberta de espaços solidários

Luciane Hagemeyer

Resumo


Considerando que a apreensão da linguagem deve contemplar, em seu sentido mais básico, três tipos de aprendizagens, a aprendizagem sobre a linguagem, a aprendizagem por meio da linguagem e a aprendizagem da linguagem, parte-se da premissa de que este enfoque seja também aplicável ao ensino da lite ratura na escola. Contudo, observa-se que a metodologia comumente aplicada no ambiente escolar coloca em primeiro plano a aprendizagem sobre a literatura, dando pouco enfoque às suas outras dimensões. O presente artigo explica como podem ser enfatizados os demais aspectos que envolvem este ensino, como as aprendizagens por meio e da literatura.


Palavras-chave


Escola; leitores; literatura.

Texto completo:

PDF

Referências


COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São

Paulo: Global, 2007.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo:

Contexto, 2006.

DANIELS, H.; STEINEKE, N. Mini-lessons for literature circles.

Portsmouth: Heinemann, 2004.

FOUNTAS, I.; PINNELL, G. Guiding readers and writers: teaching

comprehension, genre and content literacy. Portsmouth: Heinemann, 2001.

HAGEMEYER, L. Razão comunicativa e imaginação criadora: elos entre alegorias e práticas de leitura. Curitiba, 2007. 158 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. Disponível em:. Acesso em: 24 abr. 2008.

HALLIDAY, M. Three aspects of children’s language development:

learning language, learning through language, learning about language. In: GOODMAN, Y.; HAUSSLER, M.H.; STRICKLAND, D.

(Eds.). Oral and written language development research. Urbana, IL: National Council of Teachers of English, 1980. p. 7-19.

MILLER, D. Reading with meaning: teaching comprehension in the

primary grades. Portland: Stenhouse Publishers, 2002.

MOEN, C. 25 reproducible literature: circle role sheets for fiction and nonfiction books. Teaching & Learning Company, 2004.

OREHOVEC, B.; ALLEY, M. Revisiting the reading workshop: management, mini-lessons, and strategies. New York: Scholastic Professional Books, 2003.

OUTSEN, N.; YULGA, S. Teaching comprehension strategies all readers need: mini-lessons that introduce, extend, and deepen reading skills and promote a lifelong love of literature. New York: Scholastic Professional Books, 2002.

PERISSÉ, G. Literatura e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Leitura: Teoria & PráticaAssociação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 2317-0972 - ISSN da edição impressa: 0102-387X