A literatura na escola como exercício de cognição estética e de descoberta de espaços solidários
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2009v27n52p30-33Palavras-chave:
Escola, leitores, literatura.Resumo
Considerando que a apreensão da linguagem deve contemplar, em seu sentido mais básico, três tipos de aprendizagens, a aprendizagem sobre a linguagem, a aprendizagem por meio da linguagem e a aprendizagem da linguagem, parte-se da premissa de que este enfoque seja também aplicável ao ensino da lite ratura na escola. Contudo, observa-se que a metodologia comumente aplicada no ambiente escolar coloca em primeiro plano a aprendizagem sobre a literatura, dando pouco enfoque às suas outras dimensões. O presente artigo explica como podem ser enfatizados os demais aspectos que envolvem este ensino, como as aprendizagens por meio e da literatura.
Downloads
Referências
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São
Paulo: Global, 2007.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo:
Contexto, 2006.
DANIELS, H.; STEINEKE, N. Mini-lessons for literature circles.
Portsmouth: Heinemann, 2004.
FOUNTAS, I.; PINNELL, G. Guiding readers and writers: teaching
comprehension, genre and content literacy. Portsmouth: Heinemann, 2001.
HAGEMEYER, L. Razão comunicativa e imaginação criadora: elos entre alegorias e práticas de leitura. Curitiba, 2007. 158 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. Disponível em:<http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/12137>. Acesso em: 24 abr. 2008.
HALLIDAY, M. Three aspects of children’s language development:
learning language, learning through language, learning about language. In: GOODMAN, Y.; HAUSSLER, M.H.; STRICKLAND, D.
(Eds.). Oral and written language development research. Urbana, IL: National Council of Teachers of English, 1980. p. 7-19.
MILLER, D. Reading with meaning: teaching comprehension in the
primary grades. Portland: Stenhouse Publishers, 2002.
MOEN, C. 25 reproducible literature: circle role sheets for fiction and nonfiction books. Teaching & Learning Company, 2004.
OREHOVEC, B.; ALLEY, M. Revisiting the reading workshop: management, mini-lessons, and strategies. New York: Scholastic Professional Books, 2003.
OUTSEN, N.; YULGA, S. Teaching comprehension strategies all readers need: mini-lessons that introduce, extend, and deepen reading skills and promote a lifelong love of literature. New York: Scholastic Professional Books, 2002.
PERISSÉ, G. Literatura e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.