Esboço de uma poética da leitura em Dom Quixote das Crianças de Monteiro Lobato

Autores

  • Patrícia Kátia da Costa Pina Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2009v27n52p34-40

Palavras-chave:

Leitura, poder, formação do leitor.

Resumo

Estudo da concepção de leitura presente na obra literária infantil e em algumas das cartas escritas por Monteiro Lobato. Análise de estratégias narrativas presentes na adaptação Dom Quixote das crianças, que funcionam como instrumentos de envolvimento da criança-leitora e como meios de construção de parâmetros diferenciados de gosto literário. Objetiva-se discutir a leitura como poder sobre o texto e a partir dele. Fundamentam este artigo as reflexões de Márcia Abreu, Martyn Lyons, Michel de Certeau, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Márcia. Prefácios: percursos da leitura. In: Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado de Letras; Associação de

Leitura do Brasil; Fapesp, 2002. p. 9-17.

______. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora

Unesp, 2006.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação.

Tradução de Marcus Vinícius Mazzari. São Paulo: Summus, 1984.

CERTEAU, Michel de. Uma operação de caça. In: CERTEAU,

Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário. Tradução de Laura

Sandroni. São Paulo: Global, 2003.

HELD, Jacqueline. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. Tradução de Carlos Rizzi. São Paulo: Summus, 1980.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. Tradução de João Paulo Monteiro.

ed. São Paulo: Perspectiva, 2001. 243 p.

LAJOLO, Marisa. Negros e negras em Monteiro Lobato. In: LOPES,

Eliane Marta Teixeira; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. Lendo e

escrevendo Lobato. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 65-82.

LOBATO, Monteiro. A barca de Gleyre. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, 1961a. Tomo 2.

______. Cartas escolhidas. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, 1961b.

Tomo 2.

______. Dom Quixote das crianças. 9. ed. São Paulo: Brasiliense,

SILVEIRA, Adriana Silene. O livro e a leitura nos textos de Lobato. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. Lendo e escrevendo Lobato. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 45-64.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Artigos