As práticas de leitura de crianças de 5 e 6 anos

Autores

  • Rosana Mara Koerner Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2009v27n52p55-61

Palavras-chave:

Leitura, gêneros discursivos, crianças.

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar resultados de uma pesquisa de campo realizada em Joinville (SC), em 2005 e 2006, intitulada “Os gêneros discursivos no processo de aquisição da linguagem
escrita”. A principal intenção era o reconhecimento dos gêneros discursivos que circulam no contexto familiar e escolar de crianças da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental. Os
resultados aqui apresentados referem-se às práticas de leitura das crianças do Pré-Escolar (crianças entre cinco e seis anos de idade), da Educação Infantil, tanto aquelas por elas reconhecidas no ambiente
doméstico como no ambiente escolar. Percebeu-se que há maior diversidade de gêneros no ambiente doméstico e que na escola, desde cedo, são priori zados os gêneros que lhe são típicos. Os principais autores que dão sustentação ao trabalho são Bakhtin e Marcuschi.

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Referências

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Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Estudos