Quando a experiência de leitura é tema para a escrita
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n81p15-30Palavras-chave:
Produção escrita, experiências de leitura, formação do leitorResumo
O presente estudo assume por objetivo descrever uma prática de produção textual na universidade e compreender de que modo as experiências de leitura se mostram sinalizadas na ação escritora. Para isso, este trabalho realiza uma reflexão teórica, utilizando como corpus investigativo produções de textos de estudantes do curso de Licenciatura em Letras, da Universidade Federal de Lavras, no período de 2014 a 2015. Os textos selecionados abordam como temática a narrativa de experiências de leitura. Deste modo, o trabalho toma como base teórica os estudos sobre os usos sociais da escrita de Soares e Street, a concepção de linguagem enunciativa-discursiva em Bakhtin, as discussões sobre produção de texto de Geraldi e a concepção leitura de Barthes. A partir reflexão proposta foi possível apresentar as experiências de leitura como um mote sinalizador de ações e relações de interlocução social que provocaram sentimentos e emoções no sujeito leitor-escritor.
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