Errâncias: cartografias em trajetos de-formativos

Autores

  • Kátia Maria Kasper Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.
  • Gabriela de Sousa Tóffoli Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n72p85-98

Palavras-chave:

Micropolítica, diferença, formação

Resumo

Convocamos fragmentos de andanças de duas professoras, duas proposições de escrita em trajetos diversos que se compõem, lendo a formação como devir, abertura para novos encontros. Uma delas coloca-se um pouco à deriva, com Jack Kerouac, Suely Rolnik, clowns e mais. Outra passeia com Félix Guattari, Fernanda Eugénio e João Fiadeiro, por cidades, catando. Ambas se encontram com Agnès Varda. Territórios que se desfazem enquanto novas composições se delineiam, num processo sem fim de leituras e aberturas de mundos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Maria Kasper, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Kátia Maria Kasper é graduada em Pedagogia (Universidade Estadual de Campinas), tem Mestrado em Educação (Universidade Estadual de Campinas) e Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É professora/pesquisadora da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos estudos que privilegiam os processos de diferenciação e singularização. Pesquisa nos seguintes temas: relações entre corpo e pensamento; educação e diferença; corpo, arte e políticas de subjetivação; clown; ecosofia; processos criativos.

Gabriela de Sousa Tóffoli, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Gabriela de Sousa Tóffoli é graduada em Pedagogia (Universidade Federal do Paraná), é mestranda no Programa de Educação em Ciências e em Matemática (Universidade Federal do Paraná). É professora/pesquisadora da Rede Municipal de Ensino de Araucária. Tem experiência na área de educação, com pesquisa nos seguintes temas: Educação e Filosofia da Diferença.

Referências

EUGÉNIO, Fernanda; FIADEIRO, João. O encontro é uma ferida. Excerto da conferência-performance Secalharidade. 2012.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. 11. ed. Tradução de Maria Cristina Bittencourt. Campinas: Papirus, 2001.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Sueli. Micropolítica: cartografias do desejo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

KASPER, Kátia Maria. 2004. 421f. Experimentações Clownescas: os palhaços e a criação de possibilidades de vida. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

______. Experimentar, devir, contagiar: o que pode um corpo? Pro-posições. Campinas, v. 20, n. 3(60), p. 199-213, set/dez. 2009.

______. Perambulações entre travessias e devires em cartografias de-formativas. In: VICENTINI, Paula Perin, CUNHA, Jorge Luiz da, CARDOSO, Lilian Auxiliadora Maciel (Org.) Experiências formativas e práticas de iniciação à docência. Curitiba: Editora CRV, 2016. p. 295-314.

KEROUAC, Jack. On the road (Pé na Estrada). Tradução de Eduardo Bueno. Porto Alegre: L&PM, 2007.

______. Livro de haicais. Tradução de Claudio Willer. São Paulo: L&PM, 2013.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina: Ed. UFRGS, 2007.

______. A hora da micropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2016.

Documentários

VARDA, Agnés. As Praias de Agnès (Les Plages d’Agnès). França, 2008. 1 documentário (110 min.), cor, son.

______. Os Catadores e Eu (Les Glaneurs et la Glaneuse). França, 2000. 1 documentário (82 min.), cor, son.

Downloads

Publicado

2018-04-22

Edição

Seção

Artigos