Gêneros textuais nos livros didáticos do Ensino Médio

Autores

  • Juvenal Zanchetta Jr. Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, São Paulo, Brasil.
  • Keli Mazzo Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, São Paulo, Brasil.
  • Erika Nogueira Menegon Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Assis, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n72p99-114

Palavras-chave:

Livro didático, gêneros textuais, textos

Resumo

Este artigo analisa o conjunto de textos de terceiros constantes em livros didáticos aprovados pelo MEC em 2015, dentro do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). Partindo da referência de gênero textual amparada pelas diretrizes curriculares nacionais, avaliam-se as coleções mais distribuídas no país, observando-se os gêneros empregados, os domínios discursivos a que os gêneros se referem, as condições de apresentação e finalidades dos textos. Observam-se ainda características que ajudam a explicar o sucesso da coleção mais distribuída no PNLEM/2015.

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Biografia do Autor

Juvenal Zanchetta Jr., Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, São Paulo, Brasil.

Juvenal Zanchetta Jr. é graduado em Letras (Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP), com mestrado e doutorado em Educação (Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília-UNESP). É professor do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP. Tem experiência na área de Educação e Mídia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa.

Keli Mazzo, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, São Paulo, Brasil.

Keli Mazzo é graduada em Letras (Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP), com Mestrado em Letras (UNESP-Assis). É doutoranda em Educação (UNESP-Marília) e professora de língua portuguesa da rede pública estadual paulista de Educação Básica. Tem experiência na área de Linguística, Literatura e Educação com pesquisa nos temas leitura e práticas pedagógicas.

Erika Nogueira Menegon, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Assis, São Paulo, Brasil.

Erika Nogueira Menegon é graduada em Letras (Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP), tem Mestrado e Doutorado em Educação (UNESP-Marília). É professora de língua portuguesa da rede estadual pública paulista. Tem experiência na área de ensino de linguagens, com pesquisa nos seguintes temas: ensino de gêneros textuais, leitura imagética e narratologia. 

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Publicado

2018-04-22

Edição

Seção

Artigos