Variações em torno das pesquisas em educação e arte com imagens

Autores

  • Cristian Poletti Mossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n72p115-131

Palavras-chave:

Arte, imagem, pesquisa em educação

Resumo

O artigo trata da produção de pesquisas, sobretudo em educação, que, ao buscar outros parâmetros de produção/validação, se envolvem em alguma medida com arte. Entendendo que as facetas da produção artística são inúmeras e não necessariamente visuais, o recorte mais preciso que foi escolhido para se debruçar é o do uso de materiais visuais em geral nessas investigações. Nesse sentido, após transitar por algumas concepções de arte com as quais os autores têm trabalhado e de discutir sob o ponto de vista teórico a gênese de metodologias artísticas no campo das investigações em educação, uma cena será, ao final do texto, mais especificamente tratada: a da utilização que o autor fez em sua tese de doutorado (orientada pela coautora deste artigo), das imagens de algumas obras da artista visual Shannon Rankin, como disparador visual para constituir o que na pesquisa foi nomeado de ‘sobrejustaposições’ enquanto estratégia metodológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristian Poletti Mossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Cristian Poletti Mossi é graduado em Desenho e Plástica – Bacharelado e Licenciatura, tem Mestrado em Artes Visuais – Área de concentração Arte Contemporânea e Doutorado em Educação – Linha de Pesquisa Educação e Artes (todos pela Universidade Federal de Santa Maria). É professor/pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de formação de professores em artes visuais, com pesquisa nos seguintes temas: criação, docência, leitura/escrita com imagens, na interface com as filosofias da diferença. É membro pesquisador do GEPAEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura e do ARTEVERSA – Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Docência.

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Marilda Oliveira de Oliveira é graduada em Artes Plásticas – Bacharelado em Cerâmica e Licenciatura Plena (Universidade Federal de Santa Maria), tem Mestrado em Antropologia Social e Doutorado em História da Arte (ambos pela Universidade de Barcelona, Espanha). É professora associada IV do Departamento de Metodologia da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa – Educação e Artes, onde orienta dissertações e teses. Tem experiência na área de formação de professores de artes visuais, com pesquisa nos seguintes temas: docência, leitura e escrita com as filosofias da diferença. Coordena o GEPAEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (CNPQ/UFSM) e é Editora Chefe da Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, UFSM.

Referências

ARTAUD, Antonin. Para acabar com o julgamento de Deus (1947). In: WILLER, Claudio (Tradução, seleção e notas). Escritos de Antonin Artaud. Porto Alegre: L&PM, 1983.

CALLAI, Cristiana; RIBETTO, Anelice (Org.). Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Materiais visuais na pesquisa em educação. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.). Educação da cultura visual: aprender... pesquisar... ensinar... Santa Maria: Ed. da UFSM, 2015. p. 167-190.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

______. Francis Bacon: logique de la sensation. Paris: Aux Éditions de la Différence, 1981. Tradução de Silvio Ferraz e Annita Costa Malufe, sem revisão. Disponível em: <http://conexoesclinicas.com.br/wp-content/uploads/2015/12/deleuze-francis-bacon-logica-da-sensacao-1.pdf>. Acesso em: mar. 2017.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. 2. ed. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira Aurélio Guerra e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2011.

______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 2. 2. ed. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 2012a.

______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. 2. ed. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 2012b.

______. O que é a filosofia? Tradução de Bento Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

HERNÁNDEZ, Fernando. Pesquisar com imagens, pesquisa sobre imagens: revelar aquilo que permanece invisível nas pedagogias da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.). Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 77-95.

KASTRUP, Virgínia. Educação e invenção em tempos de incerteza. In: VOLZ, Jochen; PRATES, Valquiria (Org.). Incerteza viva: processos artísticos e pedagógicos – 32ª Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2016. p. 1-5.

______. A aprendizagem inventiva – entrevista, 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Sz7-cLdgsVk>. Acesso em: 25 ago. 2017

LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. In: CALLAI, Cristiana; RIBETTO, Anelice (Org.). Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016. p. 17-30.

LINHARES, Célia. Escrever e viver: estranhamentos e entranhamentos recíprocos. In: CALLAI, Cristiana; RIBETTO, Anelice (Org.). Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016. p. 7-11.

MOSÉ, Viviane. Receita para lavar palavra suja. In: ______. Receita para lavar palavra suja. Rio de Janeiro: Arteclara, 2004. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QslBxWXR6ZQ>. Acesso em: 25 ago. 2017

MOSSI, Cristian Poletti. .um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é?. 2014. 124 f. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2014.

______. Um Corpo-sem-Órgãos, Sobrejustaposições - Quem a pesquisa [em educação] pensa que é? Santa Maria/RS: Editora da UFSM, 2017.

______. Uma pesquisa-sem-órgãos: imagens, escritas, sobrejustaposições... In: Anais do 24º Encontro Nacional da Associação de Pesquisadores em ArtesPlásticas (ANPAP): Compartilhamentos na arte: redes e conexões, Santa Maria/RS, p.3353-3367, 2015. Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s8/cristian_poletti_mossi.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2017.

______. Possíveis territorialidades e a produção crítica da arte suturas e sobrejustaposições entre vestes sem corpos e corpos sem vestes. 2010. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2010.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; CHARREU, Leonardo Augusto. Contribuições da perspectiva metodológica “Investigação baseada nas artes” e da a/r/tografia para as pesquisas em educação. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 365-382, Mar. 2016 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000100365&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 04 set. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698140547.

RAMON, Marcos. Ficções #23 – A arte e a obra de arte. Disponível em <http://www.marcosramon.net/ficcoes/ficcoes-23-a-arte-e-a-obra-de-arte> Acesso em: 25 ago. 2017.

Downloads

Publicado

2018-04-22

Edição

Seção

Artigos