O leitor de Letras: hábitos, suportes e estratégias
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n81p79-97Resumo
A digitalização de livros começou nos anos 40, e, no final do século XX, a produção de textos digitalizados se tornou mais frequente. Apesar do desenvolvimento de tecnologias de suporte à leitura, fato é que o impresso continua a ser bem aceito pelo público leitor. Considerando tal contexto, a presente pesquisa traça um perfil sobre os hábitos e as estratégias de leitura tanto no suporte digital, como no impresso, de graduandos em Letras do Ensino a Distância. Entre os objetivos, está o de aferir o nível de percepção dos leitores a respeito de suportes de leitura. Na metodologia, aplicamos questionário a alunos de Letras, que tendem a fazer mais leituras em ambientes virtuais, com o objetivo de aferir preferências, bem como capacidade de compreensão textual, de acordo com o suporte utilizado. Como conclusão prévia, percebeu-se a preferência pelo suporte impresso e suposta maior capacidade de intelecção nesse mesmo suporte.