O leitor de Letras: hábitos, suportes e estratégias

Autores

  • Celso Leopoldo Pagnan Unopar
  • Andressa Aparecida Lopes Unopar
  • Adriana Giarola Figueiredo Anhanguera
  • Dayse de Souza Lourenço Anhanguera-Uniderp
  • Wéllem Aparecida de Freitas Semczuk Unopar
  • Eliane Provate Queiróz Unopar/Anhanguera

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n81p79-97

Resumo

A digitalização de livros começou nos anos 40, e, no final do século XX, a produção de textos digitalizados se tornou mais frequente. Apesar do desenvolvimento de tecnologias de suporte à leitura, fato é que o impresso continua a ser bem aceito pelo público leitor. Considerando tal contexto, a presente pesquisa traça um perfil sobre os hábitos e as estratégias de leitura tanto no suporte digital, como no impresso, de graduandos em Letras do Ensino a Distância. Entre os objetivos, está o de aferir o nível de percepção dos leitores a respeito de suportes de leitura. Na metodologia, aplicamos questionário a alunos de Letras, que tendem a fazer mais leituras em ambientes virtuais, com o objetivo de aferir preferências, bem como capacidade de compreensão textual, de acordo com o suporte utilizado. Como conclusão prévia, percebeu-se a preferência pelo suporte impresso e suposta maior capacidade de intelecção nesse mesmo suporte.

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Biografia do Autor

Celso Leopoldo Pagnan, Unopar

Graduado em Letras Franco Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina(1991), mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo(1997) e doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2002). Atualmente é professor titular da Unopar, Professor do Colégio Maxi, Membro de corpo editorial das Revistas Educação, UNIFAMMA e Revisor de periódico do ESPAÇO PLURAL. Desenvolve pesquisas na área de Leituras e leitores. Professor do mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

Andressa Aparecida Lopes, Unopar

Graduada em Letras Vernáculas (Universidade Estadual de Londrina), tem Mestrado em Estudos da Linguagem (Universidade Estadual de Londrina) e Doutorado em andamento em Estudos da Linguagem (Universidade Estadual de Londrina). É professora/pesquisadora da Universidade Pitágoras Unopar. Tem experiência na área de ensino de língua portuguesa, linguagens e educação, com pesquisa nos seguintes temas: linguística aplicada, ensino de língua portuguesa, gêneros discursivos, tecnologias aplicadas ao ensino e multiletramento.

Adriana Giarola Figueiredo, Anhanguera

Graduada em Letras (Universidade Estadual de Londrina), tem Especialização em Literatura Brasileira (Universidade Estadual de Londrina), Mestrado em Letras (Universidade Estadual de Londrina) e Doutorado em Letras (Universidade Estadual de Londrina). É professora/pesquisadora da Anhanguera Educacional. Tem experiência na área de Língua Portuguesa, Literatura, Ensino e Tecnologias, com pesquisa nos seguintes temas: “Reflexões em torno da leitura do aluno de graduação: hábitos, práticas e suportes” e “A formação de professores em cursos de licenciatura EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia”.

Dayse de Souza Lourenço, Anhanguera-Uniderp

Professora e pesquisadora da universidade Anhanguera-Uniderp. Tem experiência na área Sociolinguística, Dialetologia Pluridimensional, Teoria da Variação, Fonética e Fonologia, Crenças e Atitudes Linguísticas, com pesquisa sobre a vogal média anterior /e/ postônica final na sala sulista e estudos de crenças e atitudes linguística no falar paranaense. Graduada em Letras Vernáculas e Clássicas (Universidade Estadual de Londrina), mestre em Estudos da Linguagem (Universidade Estadual de Londrina) e está cursando doutorado  pela Universidade Estadual de Londrina.

Wéllem Aparecida de Freitas Semczuk, Unopar

Graduada em Letras Vernáculas e Clássicas (Universidade Estadual de Londrina), com especialização em Língua Portuguesa (Universidade Estadual de Londrina), mestrado em Estudos da Linguagem (Universidade Estadual de Londrina) e doutoranda em Estudos da Linguagem (Universidade Estadual de Londrina). É professora/pesquisadora da Universidade Pitágoras Unopar e Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de ensino de língua materna nos níveis da educação básica e no nível superior no curso de Letras, modalidade a distância, com pesquisas nos seguintes temas: Leituras e seus suportes e Sociolinguística educacional. 

 

Eliane Provate Queiróz, Unopar/Anhanguera

Graduada em Letras pela Universidade Paranaense (2000), Especialista em TESOL- Teaching English to Speakers of other Languages e mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2007), com ênfase na formação do professor de língua inglesa. Atualmente é professora adjunta de português e inglês das Universidades Unopar e Ahanguera (Kroton Educacional) e Coordenadora Pedagógica de Língua Estrangeiras Modernas do Núcleo Regional de Educação de Londrina ( SEED- Secretaria de Estado de Educação do Paraná). Está envolvida em pesquisas sobre Tecnologia e Educação, Novos Letramentos e Ensino de Língua Inglesa para o desenvolvimento da competência Intercultural do Educando.

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Publicado

2021-07-05

Edição

Seção

Artigos