O estudo das práticas de professores alfabetizadores no ensino da leitura e da escrita (1980 a 2005): “O mudar é muito difícil”

Autores

  • Luciene Cerdas Vieira
  • Maria Regina Guarnieri

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2010v28n55p19-27

Palavras-chave:

Alfabetização, práticas docentes, saberes docentes.

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo que investigou o que as pesquisas dos Programas de Pós -Graduação em Educação do Estado de São Paulo produzidas entre 1980 e 2005, com foco no trabalho de professores alfabetizadores, dizem a respeito dos procedimentos, práticas e saberes que caracterizam a atuação desses docentes. Primeiramente, fazemos uma breve contextualização da alfabetização. Em seguida, destacamos a análise do corpus
(oito teses e 32 dissertações) nos focos temáticos: procedimentos de alfabetização, práticas docentes e saberes docentes. Os dados apresentados neste artigo permitem apontar permanências e indícios de alterações nas práticas dos alfabetizadores e, consequentemente, nas pesquisas sobre estas.

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