Por entre as tardes e os efeitos dos encontros com Margueritte ou dos descaminhos de uma ethopoiesis de si

Rosimeri de Oliveira Dias, Maria Elizabeth Barros de Barros

Resumo


Este trabalho é feito por meio de uma aproximação ética, estética e política entre a formulação foucaultiana de escrita de si, e o filme “Minhas tardes com Margueritte”, de Jean Becker. Aposta na tessitura de bons encontros, para problematizar uma prática de constituição de um sujeito ético no presente. Encontros são tomados, conforme propõe Gilles Deleuze, como o que pode fazer vibrar e revigorar a força de um acontecimento. O trabalho é dividido em dois momentos: amizade e seus efeitos ethopoiéticos; e práticas de si e seus entrelaçamentos com cinema e diferença. A força de um bom encontro é revigorada quando ela é posta numa perspectiva que desloca os pontos de vista dos personagens do filme, fazendo com que as imagens movimento e tempo mostrem feituras, apostando na força alegre de uma prática de si, para poder diferir e inventar modos outros de viver.

Palavras-chave


escrita de si; acontecimento; ética

Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, G. Lógica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

______. Dois regimes de loucos: textos e entrevistas. Trad. Guilherme Ivo. São Paulo: Editora 34, 2016.

DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. Trad. José Gabriel Cunha. Lisboa: Relógio D’água, 2004.

FOUCAULT, M. Escrita de si. In: Foucault, M. Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Trad. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a. p. 144-162.

______. Uma ética da existência. In: FOUCAULT, M. Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Trad. Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006b. p.288-293.

______. A hermenêutica do sujeito. Trad. Márcio Alves da Fonseca e Salma TannusMuchail. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

______. História da sexualidade 2:o uso dos prazeres. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1994.

HADOT, P. Exercícios espirituais e filosofia antiga. Trad. Flávio Fontenelle Loque e Loraine de Fátima Oliveira. São Paulo: É realizações Editora, 2014.

PASSETTI, E. Éticas dos amigos: invenções libertárias da vida. São Paulo: Imaginário, 2003.

ROLNIK, S. Hal Hartley e a ética da confiança. In: Trafic. Révue de Cinéma, n. 12, p.104-114. P.O.L., Paris, outono, 1994.

SÊNECA, L. A. Cartas a Lucílio. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014.

ZOURABICHVILI, F. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Editora 34, 2016.

Filmografia

BECKER, J. Minhas tardes com Margueritte. Paris: Imovision, 2010. 122 min., som, cor.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Leitura: Teoria & PráticaAssociação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 2317-0972 - ISSN da edição impressa: 0102-387X