A presença feminina na docência e nos palcos do Rio de Janeiro oitocentista

Autores

  • Patricia Amorim de Paula Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n77p65-81

Palavras-chave:

Educação feminina, musicistas, século XIX

Resumo

Este estudo propõe um exame histórico-sociológico sobre o trabalho musical feminino nos anos 1808 a 1899 e sua contribuição para a formação das novas gerações de músicos e musicistas brasileiros. Para tanto, faz uso de pesquisa documental, tendo como fontes: jornais, biografias, dicionários e enciclopédias de música, obras literárias, cartas, obras de história da música e também do Brasil, entre outros documentos relevantes à temática. A questão que motiva esta análise é: por que a música ocupou lugar central na educação feminina oitocentista no Rio de Janeiro? A partir dela anuncia-se como o ensino de música passou a fazer parte do plano de estudos para uma educação feminina e como o trabalho das professoras estrangeiras e brasileiras de piano e de canto tornou-se fundamental para essa realização.

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Biografia do Autor

Patricia Amorim de Paula, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Patrícia Amorim de Paula é graduada em Pedagogia (Universidade Estadual de Campinas), tem Mestrado em Educação (Universidade Estadual de Campinas) e é Doutoranda em Educação (Universidade Estadual de Campinas) sob a orientação do Professor Doutor Alexandro Henrique Paixão. Tem experiência na área de sociologia da educação, sociologia da cultura, sociologia do trabalho artístico, história cultural e estudos de gênero, com pesquisa nos seguintes temas: formação de músicos,influência religiosa na formação musical, políticas culturais, formação e trabalho das musicistas no Rio de Janeiro oitocentista. É Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Dossiê – Artigos