Elementos formativos do público de rock no Brasil na década de 1980: escrita, escuta e cosmopolitismo

Autores

  • Érica Ribeiro Magi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n77p83-92

Palavras-chave:

Público, rock brasileiro nos anos 1980, estrutura de sentimento, escrita

Resumo

Proponho nesse artigo analisar uma camada específica do público de rock no Brasil dos anos 1980, não exatamente o seu consumidor anônimo de discos e de shows, mas aqueles jovens que pertenciam às cenas de rock de São Paulo e Rio de Janeiro, antes do sucesso comercial das bandas, e que puderam deixar registradas as suas ideias sobre a música em fanzines e na grande imprensa. Os seus textos expressam as experiências com a música brasileira, interesses culturais compartilhados e práticas construídas nas cenas por uma fração de jovens das classes alta e média das duas capitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Ribeiro Magi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, SP, Brasil.

Érica Magi é graduada em Ciências Sociais (Universidade Estadual Paulista, campus de Marília), tem Mestrado em Ciências Sociais (Universidade Estadual Paulista, campus de Marília ) e Doutorado em Sociologia (Universidade de São Paulo). É professora substituta de Sociologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília. Tem experiência na área de Sociologia da Cultura, Sociologia da Educação e Teoria Sociológica Contemporânea, com pesquisa nos seguintes temas: música popular, indústria cultural, rock brasileiro, cenas musicais. É autora do livro Rock and Roll é o nosso trabalho: a Legião Urbana do Underground ao Mainstream (Alameda Editorial/FAPESP, 2013) e organizadora da coletânea Diálogos Interdisciplinares sobre a Música Brasileira (Oficina Universitária/Cultura Acadêmica, no prelo).

Referências

AUERBACH, Erich. Ensaios de Literatura Ocidental: Filologia e Crítica. São Paulo: Duas Cidades: Editora 34, 2007.

FERNANDES, Dmitri Cerboncini. A Inteligência da Música Popular: A “autenticidade” no samba e no choro. Tese de Doutorado defendida no Departamento de Sociologia da FFLCH-USP, 2010.

FERNANDES, Dimitri Cerboncini; PULICI, Carolina. Gosto musical e pertencimento social: O caso do samba e do choro no Rio de Janeiro e em São Paulo. Tempo Social, 28(2), 131-160, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2016.109800>.

GROPOO, Luis Antonio. O rock e a Formação do Mercado de consumo cultural juvenil. Dissertation submitted to the Graduate Programme in Sociology at IFCH - Unicamp, Campinas, 1996.

STRAW, Will. Communities and scenes in popular music. In: GELDER, Ken; THORNTON, Sarah (Org.). The Subculture reader. Londres: Routledge, 1997.

______. Cenas Culturais e as Consequências Imprevistas das Políticas Públicas. In: SÁ, Simone Pereira de; JANOTTI JR., Jeder (Org.). Cenas Musicais. 1. ed. São Paulo: Editora Anadarco, 2013.

MAGI, Érica Ribeiro. Metrópoles em Cenas: O rock em São Paulo e no Rio de Janeiro nos anos 1980. Tese de doutorado em Sociologia. FFLCH – USP, São Paulo, 2016.

MAGI, Érica Ribeiro. Rock and Roll é o nosso trabalho: a Legião Urbana do underground ao mainstream. 1. ed. São Paulo: Alameda/FAPESP, 2013.

NAPOLITANO, Marcos. A síncope das idéias: a questão da tradição na música popular brasileira. 1. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007.

VIANNA, Hermano. O Mundo Funk Carioca. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

VICENTE, Eduardo. Da Vitrola ao Ipod: uma história da indústria fonográfica no Brasil. São Paulo: Alameda Editorial, 2014.

WILLIAMS, Raymond. The Long Revolution. Cardigan: Parthian, 2011.

______. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

______. A Política e as Letras: entrevistas da New Left Review. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

Fontes

SPALT - São Paulo Alternativo. Fanzine editado por Fernanda Pacheco. São Paulo - SP. 1983-1984.

NOPEM - Nelson Oliveira Pesquisas de Mercado. 1965 -1999. Disponível em: <https://www.academia.edu/28651800/Listagens_Nopem_1965_1999.pdf>.

Jornal Folha de São Paulo (1980 – 1989).

Downloads

Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Dossiê – Artigos