Imagem, sociedade e conhecimento: da História Cultural à Sociologia da Arte

Autores

  • Anderson Ricardo Trevisan Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n77p113-128

Palavras-chave:

Imagem e conhecimento, História Cultural, Sociologia da Arte, Pierre Francastel, imagem e educação

Resumo

Este artigo discute possibilidades de uso das imagens como caminho de construção do conhecimento. Para tanto, parte das primeiras discussões sistematizadas pela historiografia (Jacob Burckhardt e Johan Huizinga), passando pelos teóricos do Instituto Warburg (especialmente Panofsky e Gombrich) e finalizando com as proposições da Sociologia da Arte de Pierre Francastel. Em comum entre os autores escolhidos está a centralidade que as imagens têm enquanto caminho para o conhecimento da vida social e cultural. Como conclusão, compreende-se aqui que as imagens podem se revelar como excelentes fontes para o saber, desde que saibamos mobilizá-las a partir de métodos adequados.

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Biografia do Autor

Anderson Ricardo Trevisan, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, SP, Brasil.

Anderson Ricardo Trevisan é professor do Departamento de Ciências Sociais na Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), vinculado às linhas de pesquisa Educação e História Cultural e Educação e Ciências Sociais, da qual é o coordenador. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp, 2001), e realizou o mestrado (2006) e o doutorado (2011) em Sociologia na Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, França, 2010-2011). Possui pós-doutorado em Sociologia (USP, 2014) e em Teoria e História Literária (Unicamp, 2016). Tem experiência em Sociologia da Arte, Sociologia do Cinema e Sociologia da Cultura, pesquisando principalmente os seguintes temas: Cinema Educativo; Educação e Cultura; Documentário e Educação; Imagem e Ciências Sociais; Pintura e Sociedade; Ciências Sociais e Educação.

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos