Lobato e o pequeno leitor do século XXI

Autores

  • Adriana Pastorello Buim Arena Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n78p67-78

Palavras-chave:

Linguagem, Caçadas de Pedrinho, Monteiro Lobat, jovem leitor

Resumo

Professores relutam em recomendar para o ensino fundamental dos anos iniciais a leitura de contos de alta qualidade como, por exemplo, Conto de escola, de Machado de Assis. Poder-se-ia levantar a hipótese de que relutam porque Machado de Assis escreveu para o público adulto. Entretanto, a obra de Monteiro Lobato também não tem sido frequentemente recomendada e a mesma hipótese não poderia ser aceita, porque ele escreveu para crianças. A linguagem de meados do século XX parece já não encontrar ressonância nos jovens leitores do século XXI. Com o auxílio de artigos acadêmicos que discorrem sobre a natureza da linguagem e com a análise do capítulo um da obra Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, pretende-se discutir, neste ensaio, como o processo de transformação da linguagem e os valores sociais afetam o status de uma obra em diferentes contextos históricos, sociais e culturais.

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Biografia do Autor

Adriana Pastorello Buim Arena, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Adriana Pastorello Buim Arena é graduada em Filosofia e Pedagogia, tem Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus de Marília. É pesquisadora da Universidade Federal de Uberlândia – UFU – MG. Tem experiência na área de ensino e aprendizagem da língua materna na educação básica, com pesquisa atual sobre Pedagogia Freinet.

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Publicado

2020-06-10

Edição

Seção

Dossiê – Artigos