O que se aprende e se ensina no processo de mútua formação de professores de Salas de Leitura?

Autores

  • Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil
  • Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Americana, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n78p99-113

Palavras-chave:

Formação de professores, Sala de Leitura, práticas de leitura

Resumo

O artigo analisa o processo de formação de um grupo de professores de Salas de Leitura da rede estadual paulista no contexto de um projeto de pesquisa que articula a universidade pública e uma Diretoria Regional de Ensino. A pergunta orientadora da pesquisa é: como os professores se apropriam das experiências de formação e (re)organizam suas concepções e práticas nas Salas de Leitura? Parte-se do pressuposto de que o desenvolvimento profissional docente ocorre por meio da socialização das teorias práticas dos professores e da problematização de seu próprio conhecimento e o dos outros. O material analisado é composto por seis entrevistas com professoras e os resultados da pesquisa evidenciam que pela interação e interlocução nas atividades de formação de e para leitura os professores aproximaram-se de outros olhares não só para as práticas pedagógicas vividas, mas também para os modos de se relacionarem com os colegas no cotidiano escolar, a favor da leitura.

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Biografia do Autor

Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto é graduada em Pedagogia (Universidade Metodista de Piracicaba), tem Mestrado em Educação (Universidade Metodista de Piracicaba) e Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É professora/pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação com pesquisa nos seguintes temas: leitura, escrita, alfabetização, salas de leitura, formação de professores, práticas de ensino.

Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Americana, SP, Brasil

Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha é graduada em Pedagogia (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É professora/pesquisadora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com pesquisa nos seguintes temas: formação de professores, trabalho docente coletivo, coordenação pedagógica, cotidiano escolar, relação universidade-escola e relação escola-comunidade.

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Publicado

2020-06-10

Edição

Seção

Artigos