O que se aprende e se ensina no processo de mútua formação de professores de Salas de Leitura?
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n78p99-113Palavras-chave:
Formação de professores, Sala de Leitura, práticas de leituraResumo
O artigo analisa o processo de formação de um grupo de professores de Salas de Leitura da rede estadual paulista no contexto de um projeto de pesquisa que articula a universidade pública e uma Diretoria Regional de Ensino. A pergunta orientadora da pesquisa é: como os professores se apropriam das experiências de formação e (re)organizam suas concepções e práticas nas Salas de Leitura? Parte-se do pressuposto de que o desenvolvimento profissional docente ocorre por meio da socialização das teorias práticas dos professores e da problematização de seu próprio conhecimento e o dos outros. O material analisado é composto por seis entrevistas com professoras e os resultados da pesquisa evidenciam que pela interação e interlocução nas atividades de formação de e para leitura os professores aproximaram-se de outros olhares não só para as práticas pedagógicas vividas, mas também para os modos de se relacionarem com os colegas no cotidiano escolar, a favor da leitura.
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