A arte literária nas aulas de inglês: uma abordagem baseada no Letramento Crítico

Autores

  • Nayara Stefanie Mandarino Silva Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n78p145-157

Palavras-chave:

Literatura, PIBID, aula de inglês

Resumo

O PIBID/Inglês, projeto vinculado à Universidade Federal de Sergipe e à CAPES, tem como um dos objetivos desenvolver atividades que colaborem com o desenvolvimento do pensamento crítico e ampliação da visão de mundo dos que nele estão envolvidos, fundamentando-se na teoria do Letramento Crítico. Assim, esse trabalho propõe uma análise de como a literatura, que por muitos autores é reconhecida como uma aliada na formação integral dos indivíduos, foi utilizada no desenvolvimento de um dos subprojetos do referido PIBID. Para tal fim, na execução do projeto foram feitas análises que se utilizaram do livro de L. Frank Baum, The wizard of Oz (1983), e pesquisas do tipo qualitativa-bibliográfica de obras de autores como Candido (1999), Coradim (2007) e Freire (1989). Trata-se de um estudo exploratório, voltado para a reflexão sobre o uso de obras literárias nas aulas de inglês e de como isso pode colaborar para o alcance dos objetivos propostos pelo PIBID/Inglês.

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Biografia do Autor

Nayara Stefanie Mandarino Silva, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Nayara Stefanie Mandarino Silva é graduanda em Letras Português e Inglês (Universidade Federal de Sergipe). É professora de inglês da rede ANDIFES Idiomas sem Fronteiras e pesquisadora da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência nas áreas de Letras, Linguística e Educação, com pesquisa nos seguintes temas: tecnologias no ensino de línguas, formação de professores, ensino de língua inglesa e educação no período pombalino. É integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Cultura da UFS - Pólo autónomo internacional do CLEPUL: história, cultura e educação.

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Publicado

2020-06-10

Edição

Seção

Artigos