Associação de Leitura do Brasil (ALB): memória e história em prol da leitura e do livro no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n79p17-28

Palavras-chave:

Associação de Leitura do Brasil (ALB), leitura, memória

Resumo

O tema deste artigo refere-se às memórias da Associação de Leitura do Brasil (ALB), entidade que, há quase quatro décadas, congrega interesses relativos à leitura e ao livro como interfaces da educação. A associação tem promovido, ao longo dos anos, um conjunto de iniciativas em prol da leitura e do livro no Brasil através de eventos significativos como o Congresso de Leitura do Brasil (COLE) e publicações como a revista Leitura: Teoria e Prática, editada desde 1982. A análise centralizou o período de criação da entidade até sua consolidação, cuja extensão inclui as primeiras edições dos Congressos de Leitura do Brasil (1978 a 1981), a fundação da ALB (1981) e as eleições da primeira diretoria da entidade em 1983. Os referenciais teóricos utilizados aqui como suporte metodológico fazem parte do domínio da História Cultural.

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Biografia do Autor

Sônia Midori Takamatsu, Grupo de pesquisa ALLE/ALUA da Faculdade de Educação - Unicamp

Sônia Midori Takamatsu é graduada em Psicologia (USP), tem mestrado em Educação (UNICAMP) e doutorado em Educação (UNICAMP). É psicóloga da Sociedade Pró Menor de Barão Geraldo e pesquisadora do Grupo de pesquisa ”Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial” (UNICAMP). Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Psicologia da Educação e integra o grupo de pesquisadores que organiza o acervo dos Congressos de Leitura do Brasil - Fundo COLE - no Centro de Memória da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Referências

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Publicado

2020-10-09

Edição

Seção

Dossiê – Artigos