Os Congressos de Leitura do Brasil (1978-1987) como espaço para formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n79p29-44Palavras-chave:
Leitura, Congresso de Leitura do Brasil, Associação de Leitura do Brasil, formação docente, memóriaResumo
Este artigo apresenta apontamentos da pesquisa de doutorado intitulada: Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987): espaço de formação, que parte do pressuposto de que os de que os COLEs se constituíram, ao longo dos quarenta anos de sua realização, num importante espaço de formação dos profissionais do ensino, especialmente os professores. O acervo histórico dos congressos possibilitou que a pesquisa buscasse, em sua documentação, especialmente naquela gerada no período de 1978 a 1987, indicadores da intenção de seus organizadores de fazer desse evento um espaço e um tempo de formação. Ao mesmo tempo, recolhemos depoimentos de participantes dessas edições do evento, no intuito de conhecer suas percepções em relação ao congresso. Essa investigação integra o projeto ALB: Memórias, que vem sendo realizado por docentes do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA), da Faculdade de Educação da Unicamp.Downloads
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