Os Congressos de Leitura do Brasil (1978-1987) como espaço para formação de professores
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, L. T. Procura-se um formador – a produção universitária sobre ensino de português: uma ação reflexiva. Leitura Teoria & Prática, Campinas-SP, n. 29, p. 16-29, jun. 1997.
CELLARD, André. A análise documental. In: A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Coautoria de Jean Poupart. Tradução Ana Cristina Nasser. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
CERTEAU, M. A operação histórica. In: CERTEAU, M. A escrita da história. Tradução Maria de Lourdes Menezes. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano 1: Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 3. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1998.
CHARTIER, R. História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil; Lisboa [Portugal]: Difel, 1990.
CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. Resumos. 1º COLE e 1º COBI. Campinas, SP: FE/Unicamp, 1978.
CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. Resumos. 2º COLE. Campinas, SP: FE/Unicamp, 1979.
CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. Anais. Comunicações Oficiais. 5º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas, SP: FE/Unicamp; ALB. 1985.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Relatório de Atividades do Departamento de Metodologia de Ensino, ano de 1977.
GERALDI, J. W. Por traz do Cole: a Associação de Leitura do Brasil. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 18., Campinas, SP. Anais do 18 º Cole, Campinas-SP: ALB, 2012. Disponível em: http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais18/. Acesso em: 25 de mar. 2020.
GIARD, Luce. História de uma pesquisa. In: CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano 1: Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 3. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1998.
NÓVOA, Antonio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742017000401106&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 de julho de 2019. http://dx.doi.org/10.1590/198053144843.
OLIVEIRA, Larissa de Souza. Os espaços de leitura nas páginas do Congresso de Leitura do Brasil – COLE (1978-1993). 2018. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
SANTOS, Geniana dos. Políticas Curriculares de Leitura: crise, antagonismo e negociação no Congresso de Leitura do Brasil (COLE). Curitiba: CRV, 2019.
DOI: https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n79p29-44
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Leitura: Teoria & Prática - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 2317-0972 - ISSN da edição impressa: 0102-387X
DOI: https://doi.org/10.34112/2317-0972