Os Congressos de Leitura do Brasil (1978-1987) como espaço para formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n79p29-44

Palavras-chave:

Leitura, Congresso de Leitura do Brasil, Associação de Leitura do Brasil, formação docente, memória

Resumo

Este artigo apresenta apontamentos da pesquisa de doutorado intitulada: Congresso de Leitura do Brasil (1978-1987): espaço de formação, que parte do pressuposto de que os de que os COLEs se constituíram, ao longo dos quarenta anos de sua realização, num importante espaço de formação dos profissionais do ensino, especialmente os professores. O acervo histórico dos congressos possibilitou que a pesquisa buscasse, em sua documentação, especialmente naquela gerada no período de 1978 a 1987, indicadores da intenção de seus organizadores de fazer desse evento um espaço e um tempo de formação. Ao mesmo tempo, recolhemos depoimentos de participantes dessas edições do evento, no intuito de conhecer suas percepções em relação ao congresso. Essa investigação integra o projeto ALB: Memórias, que vem sendo realizado por docentes do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA), da Faculdade de Educação da Unicamp.

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Biografia do Autor

Renata Aliaga, Instituto Federal de São Paulo

Renata Aliaga é graduada em Pedagogia (Universidade Estadual de Campinas), tem Mestrado em Educação (Universidade Estadual de Campinas) e Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Campinas. Tem experiência na área de leitura, história da leitura, bibliotecas escolares, memória e formação docente, com pesquisa nos seguintes temas: prática docente, leitura e literatura.

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Publicado

2020-10-09

Edição

Seção

Dossiê – Artigos