Com Um Toque de Criação: a mediação pedagógica na formação de leitores e escritores na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n80p45-63

Palavras-chave:

Leitura, escrita, mediação pedagógica

Resumo

Este texto trata da mediação do professor em experiências de formação de leitores e escritores na Educação de Jovens e Adultos. As atividades relatadas foram desenvolvidas com turmas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na modalidade de Jovens e Adultos – PROEJA. A partir desse trabalho, foi possível a organização de cinco livros, dois deles publicados pelo IFSC e os demais produzidos artesanalmente. Ao longo deste texto, são submetidas à análise quatro produções relacionadas a essa experiência. Elas se constituem em exemplares vivos de alternativas didáticas que podem ser colocadas em prática por outros docentes e estudantes que têm histórias para ler e para contar, contanto que sejam abertas possibilidades para tal, o que é um papel, mesmo que tardio, da Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria dos Anjos Lopes Viella, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Maria dos Anjos Lopes Viella é graduada em Pedagogia (Universidade Federal de Viçosa- MG), tem Mestrado em Educação (Universidade Federal de Minas Gerais) e Doutorado em Educação (Universidade Federal da Santa Catarina). É professora/pesquisadora aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, Ensino e Formação de Professores, pesquisando os seguintes temas: Mundo do trabalho, juventude e escola, pesquisa e formação de professores e formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica.

Marizete Bortolanza Spessatto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina -IFSC

Marizete Bortolanza Spessatto é graduada em Pedagogia (Fundação de Desenvolvimento do Oeste), tem Mestrado em Linguística (Universidade Federal de Santa Catarina) e Doutorado em Educação (Universidade Federal de Santa Catarina). É professora/pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Tem experiência na área de Formação de Leitores e Formação de Formadores, com pesquisa nos seguintes temas: formação de professores, formação de leitores, formação de professores em Educação Profissional e Tecnológica, políticas públicas.
E-mail: spessatto.mari@gmail.com.

Referências

AGUIAR JÚNIOR, O. A ação do professor em sala de aula identificando desafios contemporâneos à prática docente. In: DALBEN, Â. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Educação ambiental, educação em Ciências, educação em espaços não escolares, Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 238-264

ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

ARROYO, M. G. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BRASIL. Decreto Nº 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília, 24 de junho de 2005.

FARIA, D.; ASSIS, S. O PROEJA integrado à Educação Profissional: desafios, possibilidades e práticas docentes. Holos, ano 30, v. 02, 2014. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/download/1968/809. Acesso em: 11 jan. 2018.

GEVAERD, E. A. P. Vivendo e aprendendo com a turma 132- EMJA (Ensino médio para Jovens e Adultos). Florianópolis: Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina-CEFET-SC, 2008.

GEVAERD, E. A. P.; KAWANO, M. Um toque de criação. Florianópolis: Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina-CEFET-SC, 2006.

GEVAERD, E. A. P.; OLIVEIRA, S. D. PROEJA – O aluno. Florianópolis: IFSC, 2009.

GEVAERD, E. A. P.; VIELLA, M. A. L. PROEJA? Que história é esta? Revista Pedagógica – Unochapecó, ano 15, v. 01, n. 28, p. 439-467, jan./jun. 2012.

GUIMARÃES, E. F. A. O vento que vem de longe. Florianópolis: Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina-CEFET, 2006.

KUENZER, A.; ABREU, C. B. de M.; GOMES, C. M. A. A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 462-549, set./dez. 2007.

OLIVEIRA, M. K. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, n. 12, set./out./nov./dez. 1999.

RAMOS, E. E. L.; BREZINSKI, M. A. S. Legislação educacional. 2. ed. Florianópolis: IFSC, 2014.

ZEICHNER, K. M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, C.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Org.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras; Associação de Leitura do Brasil-ALB, 1998.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos